Relatório Técnico traz balanço do período de julho a dezembro de 2023 nas Regiões 1 e 2 

No segundo semestre de 2023 a Aedas vivenciou, junto com as populações atingidas das regiões 1 e 2 da bacia do Paraopeba, um processo de reestruturação e reorganização do Plano de Trabalho. Essa reestruturação foi necessária em função do corte dos recursos recebidos pela ATI, o que impactou diretamente no desligamento de 108 profissionais que atuavam em áreas multidisciplinares, dentre as quais a Mobilização Social. 

A equipe de Mobilização Social desempenha o papel fundamental de contribuir na ampliação do protagonismo e autonomia de atingidos e atingidas nas regiões 1 e 2. É por meio da Mobilização Social que se busca o engajamento dos sujeitos para participação ativa no processo de reparação, sua organização, formação e apropriação de conteúdos diversos. 

Com a reestruturação do projeto, parte da equipe de Mobilização Social foi desligada, o que teve um impacto inevitável na quantidade de atividades participativas realizadas, visto a necessidade de supressão de algumas agendas.  

Apesar do impacto do corte em algumas atividades, os espaços participativos principais foram mantidos, viabilizando a participação informada e a organização social dos(as) atingidos(as). Dessa forma, neste relatório são apresentados os espaços participativos que a ATI organizou de Reunião de Comissões, Visitas Técnicas e Cirandas Infantis no período de julho a dezembro de 2023 nas regiões 1 (Brumadinho) e 2 (Betim, Mario Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé) da bacia do Paraopeba.  

Acesse o caderno abaixo: