O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) informam que não reconhecem o formulário “Mapeamento das Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar na Bacia do Rio Doce”.

Em comunicado, os órgãos públicos destacam que não reconhecem o uso deste documento, pois não é o instrumento oficial utilizado pelo MDA/Anater.

A Anater, responsável pela execução das ações do Programa de Retomada Econômica previsto no Novo Acordo do Rio Doce, neste momento, está construindo o mapeamento das organizações sociais da Bacia, incluindo cooperativas e associações, com o objetivo de apoiar a estruturação do Programa de Retomada Econômica, Eixo Rural.

A Aedas, que acompanha as comunidades atingidas no Médio Rio Doce, informa que, a pedido do MDA, está apoiando o processo de levantamento. Para isso, vem sistematizando internamente dados sobre associações e cooperativas ligadas à agricultura observadas ao longo dos últimos anos de atuação. Esse material será encaminhado à coordenação regional do ministério como contribuição preliminar ao mapeamento oficial.

Pessoas atingidas interessadas em verificar ou acrescentar informações sobre suas organizações sociais podem procurar o mobilizador ou mobilizadora de referência em seu território.

A Anater reforça que, em caso de dúvidas ou para obter informações oficiais sobre as ações em andamento, as pessoas atingidas devem acessar o site www.anater.org

Texto: Equipe de Comunicação do Programa Médio Rio Doce da Aedas