Boletim Semanal da Aedas: nova edição do Vozes do Paraopeba, PTR e jornada de lutas do MAB
Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Atingidas do Paraopeba em marcha durante jornada de lutas do MAB, em 24 de janeiro | Foto: Diego Cota/Aedas
Leia a 38ª edição do Jornal Vozes do Paraopeba
Quantas vidas valem a mineração predatória? No mês que marca os seis anos do desastre-crime do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, a Aedas preparou uma edição especial do Vozes do Paraopeba refletindo sobre a luta por memória e justiça que se tornou parte da vida das pessoas atingidas.
O jornal pode ser lido na íntegra no site da Aedas ou no pdf que acompanha essa mensagem.

Parcelas do PTR serão reajustadas em fevereiro devido ao novo salário mínimo
Com o reajuste do salário mínimo de R$ 1.412,00 para R$ 1.518,00, os valores mensais do Programa de Transferência de Renda (PTR) serão modificados a partir do próximo depósito, em fevereiro.
Confira a tabela com os novos valores das parcelas.
Relembramos que a partir de março está prevista uma redução de 50% no valor das parcelas para as pessoas adultas, como já foi informado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Essa redução não se aplica para familiares de vítimas fatais, adolescentes e crianças. Os detalhes estão disponíveis em nosso site.
MAB realizou jornada de lutas no marco dos seis anos do rompimento
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou, na sexta-feira (24/01), uma série de ações para denunciar a situação das pessoas atingidas seis anos após o rompimento da barragem em Brumadinho. Os atos iniciaram pela manhã com a assembleia dos atingidos, seguida por mesa de debates sobre a reparação, ambas no saguão da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Na parte da tarde, a jornada de lutas teve continuidade. Um grupo de atingidas se reuniu com o juiz Murilo Silvio de Abreu, responsável pelo processo coletivo. Enquanto cerca de 800 pessoas atingidas de diversas regiões da Bacia do Paraopeba marcharam até o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) onde aconteceu uma reunião com os compromitentes do Acordo Judicial.
Na pauta de ambas as reuniões estiveram as dez reivindicações da população atingida, reunidas pelo MAB, referentes a temas como o Acordo Judicial, PTR, Indenizações Individuais, direito à Assessoria Técnica Independente e aplicabilidade da PNAB e Peab.
Saiba os detalhes do dia de luta

Foto: Diego Cota/Aedas
📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.