Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Atingidos em ato realizado em janeiro de 2025 | Foto: Felipe Cunha/Aedas

Familiares de vítimas realizam Ato em Memória das 272 joias, neste sábado

Amanhã, dia 25, será realizado o Ato em honra às 272 joias vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O ato é organizado pela AVABRUM e terá início a partir das 12h, no Letreiro de Brumadinho, na entrada da cidade.

São 6 anos e 9 meses de impunidade. Neste mês das crianças, a AVABRUM homenageia os nascituros e as crianças que não puderam viver, e as crianças órfãs que seguem suas vidas com a ausência irreparável de quem amavam.

O ato pode ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais da AVABRUM, no @avabrumoficial.

TJMG define desembargador responsável por julgar recurso da Vale contra novo auxílio emergencial

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais definiu o desembargador André Leite Praça, da 19ª Câmara de Direito Público, como o responsável por conduzir o julgamento do recurso interposto pela Vale contra a sua obrigação de realizar o pagamento de um novo auxílio emergencial. A decisão foi tomada em sessão virtual realizada na quarta-feira (22/10).

Com essa escolha, a Ação Civil Pública que pede a continuidade do pagamento do auxílio emergencial aos atingidos da Bacia do Paraopeba terá andamento. Ela está parada na 2ª Instância desde 24 de abril, quando foi acatado recurso da Vale contra a decisão da 1ª Instância. Ainda não foi definida uma data para julgamento do recurso.

Enquanto ATI das Regiões 1 e 2 é desmobilizada, Instituições de Justiça pedem liberação de recursos para CAMF

As IJs solicitaram, na terça-feira (14/10), a liberação de R$ 2 milhões, em caráter de urgência, para custear as atividades da Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico (CAMF), que atua na Bacia do Paraopeba.

Em decisão publicada na quarta-feira (22/10), juiz Murilo Silvio de Abreu, da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, determinou que a Vale S.A. deposite, em até 30 dias contados a partir da data da intimação, os valores para o Instituto GPACC, antiga LATACI.

No pedido, as IJs alertaram para o risco de interrupção dos trabalhos da CAMF caso o repasse não for efetuado até a próxima quinta-feira (30/10).

📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.