Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba
Ato ocorrido no dia 26/09 em Belo Horizonte | Foto: Patrícia Sousa – Aedas
– Peixes encontrados mortos às margens do rio Paraopeba preocupam comunidades atingidas

No último sábado (12/10), pescadores e agentes da Defesa Civil encontraram centenas de peixes mortos às margens do Rio Paraopeba, na divisa entre os municípios de Betim, Juatuba e São Joaquim de Bicas, após chuvas intensas na região.

Uma denúncia foi encaminhada à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que solicitou explicações da mineradora Vale, das prefeituras e do governo estadual.

Os danos socioambientais continuam a atingir as comunidades e a Bacia do Rio Paraopeba, gerando preocupações sobre a contaminação das águas do rio por metais pesados oriundos do rejeito despejado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão.

Estudos realizados por consultorias contratadas para o levantamento dos danos socioambientais nas Regiões 1 e 2, em 2021 e 2022, indicaram significativas alterações ambientais.

Foram identificadas a presença de mais de 12 metais potencialmente prejudiciais à saúde humana e que violaram os valores de referência estabelecidos por regulamentações nacionais e internacionais nas análises de Água Superficial, Sedimentos e Bioacumulação em Peixes.

Clique aqui e saiba mais.

– Festejo na comunidade do Eixo Quebrado encerra neste fim de semana

A Festa em honra de Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, realizada no Eixo Quebrado, em Brumadinho, acontece neste sábado em domingo, 19 e 20 de outubro. No sábado, a festividade tem início às 19h com uma Reza do Terço e Celebração Eucarística, seguida de atração musical, às 21h.

Já no domingo, dia da procissão, a programação terá uma missa solene às 11h30 e almoço comunitário, às 12h30. O dia de festividade ainda contará com leilão de prendas e música ao vivo, com encerramento previsto para 18h. Participe!

– Juiz intima Vale a depositar os valores para custear atividades das ATIs relativas ao Processo

O juiz Murilo Silvio de Abreu, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, julgou, na sexta-feira (11/10), os Embargos de Declaração apresentados pela mineradora e determinou o depósito de valores para custear as atividades não vinculadas ao Acordo de Reparação das Assessorias Técnicas Independentes do Paraopeba.

Os Embargos apresentados pela Vale eram contrários à decisão do juiz que aprovou os Planos de Trabalho relativos ao Processo Judicial apresentados pelas ATIs em março de 2023. A mineradora tem o prazo de 30 dias, a contar da data de intimação, para depositar em juízo a quantia que corresponde a 1/6 do valor total para as atividades, cuja duração prevista é de 36 meses.

Clique aqui e saiba mais

Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.