Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Momento de construção da Proposta Definitiva na Região 2 | Foto: Diego Cota/Aedas

Anexo I.1: Aedas vai promover segunda rodada de visitas técnicas, em Brumadinho e na Região 2

Essa rodada dará continuidade às etapas preparatórias para o diálogo com a Entidade Gestora na construção do Plano Participativo de Reparação e Desenvolvimento do Anexo I.1. As visitas serão realizadas em novembro e dezembro e têm como objetivo dar início à conferência de danos das comunidades, com base em listas prévias de danos coletivos.

Na ocasião, as lideranças atingidas receberão dois documentos, um com a lista de danos da região e outro com a lista de danos por comunidades, ambos construídos a partir de um banco de dados sistematizado pela Aedas, no período de 2020 a 2023.

A preparação das pessoas atingidas visa acumular e aprofundar nos temas centrais para a execução dos Projetos de Demandas das Comunidades e das Linhas de Crédito e Microcrédito.

Saiba mais.

Liquidação Coletiva: UFMG apresentou considerações sobre oito novas categorias de danos

O Comitê Técnico Científico, da Universidade Federal de Minas Gerais (CTC/UFMG), perita judicial no processo da Liquidação Coletiva, se manifestou, em outubro, sobre oito novas categorias de danos, a pedido das Instituições de Justiça.

Entre eles estão os danos às relações de produção, trabalho e renda, a desvalorização imobiliária, dano ao direito à moradia, dano aos conhecimentos tradicionais associados ao patrimônio genético de povos e comunidades tradicionais e outros.

A lista completa e a íntegra da manifestação do CTC/UFMG está disponível em nosso site.

Aedas divulga Dossiê de Atividades dos Anexos I.3 e I.4

Está disponível no site da Aedas um Dossiê de Atividades realizadas de julho a setembro de 2024 no âmbito dos Anexos I.3 (Projetos para a Bacia do Paraopeba) e I.4 (Projetos para Brumadinho), do Acordo de Reparação.

O documento reúne informações sobre o acompanhamento, em Brumadinho e na Região 2, dos projetos destinados aos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), a realização de espaços participativos e a elaboração de ofícios, documentos técnicos e informativos.

O Dossiê pode ser acessado na íntegra no site da Aedas.

📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.