Boletim Semanal da Aedas: Encontro da Bacia, contratação de nova entidade para os Estudos de Avaliação de Risco e mais
Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Plenária do Encontro Inter-regional | Foto: Felipe Cunha/Aedas
Atingidos das cinco regiões aprovaram resoluções para a proposta definitiva do Anexo I.1
No último fim de semana (8 e 9/06), 226 pessoas atingidas, representando as cinco regiões da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias, afetadas pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, participaram do Encontro Inter-regional, promovido pela Entidade Gestora do Anexo I.1, em Belo Horizonte.
O encontro foi a última etapa da metodologia de construção da Proposta Definitiva, prevista no Plano de Ação da Entidade Gestora, para implementar a execução do Anexo I.1 nos territórios atingidos. Nele foi feito o debate dos pilares do Anexo I.1 e realizada uma plenária para votação das propostas.
Nova entidade será contratada para finalizar os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico
Os Compromitentes do Acordo Judicial de Reparação (Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais e Estado de Minas Gerais) anunciaram a contratação de uma nova entidade que vai substituir o Grupo EPA no prosseguimento dos Estudos.
Ele é composto por quatro fases, estando atualmente na primeira. A previsão é que o Grupo EPA conclua apenas a primeira fase até dezembro de 2025. No site da Aedas você pode conferir a nota completa dos Compromitentes com os detalhes sobre o andamento dessa parte do Acordo de Reparação.
Liquidação Coletiva: mais uma vez, a Vale se manifestou contrária
Ao contrário do que havia sido determinado pelo juiz Murilo Silvo de Abreu, em audiência realizada no dia 02/05, a mineradora não colaborou com a construção de uma metodologia básica para a Liquidação Coletiva.
Em sua manifestação, a Vale, responsável pelo desastre-crime do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em 2019, se colocou contrária à resolução coletiva e sugeriu que as pessoas atingidas busquem individualmente pelos seus direitos.
Atualmente, está em debate a construção de uma metodologia de trabalho para a fase de Liquidação. Com as manifestações das Instituições de Justiça, realizada em meados de maio, e da Vale, o juiz deve anunciar uma nova audiência com as partes da Ação Civil Pública para continuar o diálogo.
Leia mais detalhes da manifestação da Vale.
Ouça a edição 25 do Aedinhas no Ar
Está disponível no canal da Aedas, no YouTube, a mais nova edição do programa Aedinhas no Ar, produzido pela Ciranda da Aedas. Com o tema Maio Laranja, o Aedinhas discute o combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.
Ouça na íntegra:
Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.