Boletim Semanal da Aedas: aprovação do Plano de Trabalho das ATIs, informe de rendimentos do PTR, Anexo I.1 na Zona Quente e mais
Confira as principais informações que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Momento 1 do Anexo I.1 com atingidos da Zona Quente | Foto: Felipe Cunha/Aedas
– Juiz aprova Planos de Trabalho das ATIs para acompanhamento de demandas do processo
A aprovação aconteceu na segunda-feira (08/04). Essa decisão do juiz Murilo Silvio de Abreu vai contemplar as atividades que estão fora do escopo do Acordo de Reparação, como o acompanhamento da perícia judicial, as demandas de água, alimentação animal e outros direitos, que são assuntos importantes para as comunidades atingidas. Até então, as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) do Paraopeba não tinham recursos garantidos para atuar com essas demandas.
– FGV disponibiliza Informe de Rendimentos de 2023 para Declaração do Imposto de Renda
Está disponível no Portal PTR o Informe de Rendimentos de 2023, para as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda. Ele pode ser emitido na área do beneficiário. No site da Aedas você encontra um vídeo produzido pela FGV com o passo a passo de como acessar o Informe. Lembramos que a Declaração de Imposto de Renda deve ser enviada até o dia 31 de maio.
– Atingidas de Betim cobram informações sobre destinação da lama das enchentes de 2021/2022
Em audiência pública na Câmara Municipal de Betim, realizada na quinta-feira (04/04), as comissões das comunidades São Salvador e Dicalino Cabral denunciaram os impactos negativos do Aterro do Citrolândia para a região. Uma das denúncias é que o espaço recebeu o descarte da lama das enchentes que atingiu a Colônia Santa Isabel, em 2021 e 2022.
Um dos encaminhamentos da audiência foi a elaboração de um pedido de investigação da denúncia ao Ministério Público.
Confira os detalhes da Audiência
– Caderno da Aedas reúne informações sobre Espaços Participativos
Relatório traz balanço das Reuniões de Comissões, Visitas Técnicas e Cirandas Infantis realizadas no período de julho a dezembro de 2023, em Brumadinho e na Região 2 da Bacia do Paraopeba. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de Mobilização Social, que desempenham o papel fundamental de contribuir na ampliação do protagonismo e autonomia de atingidos e atingidas.
– Entidade Gestora do Anexo I.1 se reuniu com atingidas da Zona Quente
No dia 4 de abril, a Aedas acompanhou o diálogo entre a Entidade Gestora e as lideranças atingidas da Zona Quente, epicentro do desastre-crime do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. O encontro integra o Momento 1 do cronograma de atividades e abordou sobre os elementos que vão compor a Proposta Definitiva da Governança Popular do Anexo I.1.
Leia a matéria sobre a atividade
Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.