Confira as principais informações que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Momento 1 do Anexo I.1 com atingidos da Zona Quente | Foto: Felipe Cunha/Aedas

Juiz aprova Planos de Trabalho das ATIs para acompanhamento de demandas do processo

A aprovação aconteceu na segunda-feira (08/04). Essa decisão do juiz Murilo Silvio de Abreu vai contemplar as atividades que estão fora do escopo do Acordo de Reparação, como o acompanhamento da perícia judicial, as demandas de água, alimentação animal e outros direitos, que são assuntos importantes para as comunidades atingidas. Até então, as Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) do Paraopeba não tinham recursos garantidos para atuar com essas demandas.

Saiba mais sobre a decisão

– FGV disponibiliza Informe de Rendimentos de 2023 para Declaração do Imposto de Renda

Está disponível no Portal PTR o Informe de Rendimentos de 2023, para as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda. Ele pode ser emitido na área do beneficiário. No site da Aedas você encontra um vídeo produzido pela FGV com o passo a passo de como acessar o Informe. Lembramos que a Declaração de Imposto de Renda deve ser enviada até o dia 31 de maio.

– Atingidas de Betim cobram informações sobre destinação da lama das enchentes de 2021/2022

Em audiência pública na Câmara Municipal de Betim, realizada na quinta-feira (04/04), as comissões das comunidades São Salvador e Dicalino Cabral denunciaram os impactos negativos do Aterro do Citrolândia para a região. Uma das denúncias é que o espaço recebeu o descarte da lama das enchentes que atingiu a Colônia Santa Isabel, em 2021 e 2022.

Um dos encaminhamentos da audiência foi a elaboração de um pedido de investigação da denúncia ao Ministério Público.

Confira os detalhes da Audiência

– Caderno da Aedas reúne informações sobre Espaços Participativos

Relatório traz balanço das Reuniões de Comissões, Visitas Técnicas e Cirandas Infantis realizadas no período de julho a dezembro de 2023, em Brumadinho e na Região 2 da Bacia do Paraopeba. As atividades foram desenvolvidas pelas equipes de Mobilização Social, que desempenham o papel fundamental de contribuir na ampliação do protagonismo e autonomia de atingidos e atingidas.

Veja o caderno na íntegra

– Entidade Gestora do Anexo I.1 se reuniu com atingidas da Zona Quente

No dia 4 de abril, a Aedas acompanhou o diálogo entre a Entidade Gestora e as lideranças atingidas da Zona Quente, epicentro do desastre-crime do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. O encontro integra o Momento 1 do cronograma de atividades e abordou sobre os elementos que vão compor a Proposta Definitiva da Governança Popular do Anexo I.1.

Leia a matéria sobre a atividade

Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.