Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Sessão foi realizada na unidade Afonso Pena do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte | Foto: Aedas

Liquidação Coletiva: desembargador pede vista em julgamento de recurso da Vale e nova sessão é agendada

A primeira sessão de julgamento do recurso da Vale, contra o início da fase de liquidação coletiva dos danos individuais, ocorreu ontem (10/10), no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Após o voto de dois desembargadores, o presidente da sessão, desembargador Carlos Henrique Braga, pediu vista do processo.

O objetivo do recurso da mineradora é modificar a decisão da Primeira Instância, que definiu a ampliação das perícias, reconheceu a legitimidade do Ministério Público (MP) para representar as pessoas atingidas e a inversão do ônus da prova.

No julgamento de ontem, o desembargador relator André Leite Praça votou pela manutenção da decisão da Primeira Instância, sem alterações. Já o desembargador Marcus Vinícius Mendes do Valle abriu divergência ao votar pela não inversão do ônus da prova.

Durante a sessão, atingidas e atingidos de diferentes regiões da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias realizaram uma manifestação em frente ao tribunal. O julgamento que vai definir os rumos da Liquidação Coletiva terá continuidade em uma nova sessão marcada para a quinta-feira (24/10), a partir das 13h30.

Saiba mais sobre o julgamento.

Amanhã é Dia das Crianças

Amanhã, 12 de outubro, celebramos a força, a alegria e o direito de sonhar de todas as crianças, especialmente aquelas atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, que afeta a vida na Bacia do Paraopeba.

A Aedas segue firme ao lado das crianças, lutando para que seus direitos sejam respeitados e enfatizando que elas devem ser protagonistas na luta por justiça e reparação.

Convidamos todas e todos para conferir a seguir um vídeo produzido pela Aedas.

Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.