Boletim Semanal da Aedas: Informe da FGV sobre redução do valor do PTR e reuniões da Semad em Brumadinho
Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Foto: Rurian Valentino/Aedas
Valor da parcela do PTR será reduzida a partir de março de 2025
A Fundação Getúlio Vargas (FGV), gestora do Programa de Transferência de Renda (PTR), divulgou um informe sobre a redução gradativa do valor mensal pago aos atingidos da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias. O ajuste nas parcelas terá início a partir de março do ano que vem.
Essa redução está prevista no Edital do Anexo I.2, do Acordo Judicial de Reparação, e tem como objetivo reduzir o impacto do fim do programa na renda das famílias. A princípio, a redução será somente nas parcelas das pessoas adultas, exceto Familiares de vítimas fatais. Esse grupo, os adolescentes e as crianças atingidas vão continuar recebendo o percentual atual da parcela.
Com isso, a partir de março, os atingidos adultos da Zona Quente passam a receber 50% do salário-mínimo e os adultos dos demais territórios passam a receber 25% do salário-mínimo.
Os valores do retroativo do PTR e do Pagamento Emergencial não mudam. Apenas as parcelas do PTR vencidas a partir de março de 2025 vão mudar. A projeção atual da FGV é que o PTR dure até abril de 2026.
Confira perguntas e respostas elaboradas pela FGV.
FGV definiu prazo para regularização cadastral no PTR
Outra informação divulgada pela Fundação Getúlio Vargas nessa semana foi referente ao prazo para ajuste no cadastro das pessoas que ainda estão com pendências na documentação. Foi definido o período de 30 dias para a regularização. A FGV informou que quem estiver nessa situação vai receber três mensagens por SMS, no número de celular cadastrado, durante três semanas seguidas.
Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com o atendimento da FGV pelo número 0800 032 8022 ou nos pontos de atendimentos presenciais.
Informe da Semad sobre reuniões para apresentação do projeto de Recuperação Socioambiental em Brumadinho
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) vai realizar reuniões públicas com comunidades de Brumadinho para apresentar o Projeto Conceitual de Recuperação Socioambiental do Ribeirão Ferro-Carvão e de parte do Ribeirão Casa Branca.
A Recuperação Socioambiental na Região 1 é uma pauta destacada pelas Comissões e Lideranças atingidas de Brumadinho, que criticam a falta de transparência e avaliam que o processo de consulta está acontecendo de forma meramente formal, sem real escuta dos moradores.
As três reuniões acontecem nas duas próximas semanas:
🏘️ Córrego do Feijão e Cantagalo
🗓️ 11/11/2024, às 17h
📍 Local: Centro de Cultura e Artesanato Laudelina Marcondes, Córrego do Feijão, Rua Seis, s/n
🏘️ Tejuco e Comunidade Quilombola de Sanhudo
🗓️ 13/11/2024, às 18h
📍 Local: Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, Tejuco, Rua Francisco Jorge Diniz, s/n
🏘️ Parque da Cachoeira, Parque do Lago e Alberto Flores
🗓️ 21/11/2024, às 19h
📍 Local: Igreja São Judas Tadeu, Rua São Judas Tadeu, 440, Parque da Cachoeira
📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.