Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Foto: Isis de Oliveira/Aedas

Aedas realiza Oficina de Protocolo de Consulta em quilombo de Brumadinho

O Quilombo Família Sanhudo, situado na comunidade do Tejuco, realizou, no sábado (22/03), a oficina de elaboração de protocolo de consulta. O espaço foi conduzido pela Equipe de Povos e Comunidades Tradicionais da Aedas, na sede da Associação Quilombola de Defesa Ecológica do Pico Três Irmãos.

A atividade teve o objetivo fortalecer e promover autonomia do quilombo e aconteceu após uma série de diálogos sobre a metodologia da oficina e entendimentos prévios em relação ao Direito à Consulta Livre, Prévia, Informada e de Boa Fé, garantida para os PCTs na Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Saiba mais.

Morosidade marca a reparação socioambiental e agrava os danos à saúde

Após seis anos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, os territórios atingidos da Bacia do Paraopeba ainda não observaram avanços na Reparação Socioambiental, cuja responsabilidade firmada no Acordo de Reparação é da mineradora Vale.

Essa parte do processo de reparação, orientado pelo Anexo II do Acordo, define ações como a dragagem e o manejo dos rejeitos, que estão nas calhas dos cursos d’água, os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico (ERSHRE) e o monitoramento da qualidade das águas, sedimentos e do ar.

No artigo produzido pela Aedas e que está disponível em nosso site, você pode conferir um panorama sobre algumas dessas ações, a queda na qualidade do ar e a insegurança hídrica e alimentar na região atingida.

Saiba quem é quem na reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho

Seis anos após o desastre-crime, o processo pela reparação integral segue em disputa na Justiça. São diversos atores envolvidos pela dimensão dos danos que atingiram toda a Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias.

No site da Aedas, você pode conferir quem são os principais atores, grupos e instituições envolvidos e suas atribuições dentro da reparação.

📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.