Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos na Bacia do Rio Paraopeba

Reunião sobre Setores Locais na Zona Quente, em Brumadinho – Foto: Lucas Jerônimo/Aedas
Comunidades questionam distribuição de recursos para ATIs no Anexo I.1 e atuação da CAMF

Lideranças atingidas das Instâncias Regionais das Regiões 1 e 2 se reuniram com as Instituições de Justiça, na última quarta (02), para discutir a distribuição de recursos para atuação das ATIs no Anexo I.1 e a atuação da Coordenação Metodológica e Finalística (CAMF). 

Na reunião, as pessoas atingidas apresentaram um ofício para as IJs sobre a  “Desproporcionalidade na distribuição de recursos da execução do Anexo I.1, exclusão da participação das Regiões 1 e 2 no processo decisório e insatisfação com a atuação da CAMF”.

Os atingidos e atingidas manifestaram preocupação e inconformismo com diversos pontos sobre esses temas. Eles solicitam uma reunião urgente com o juiz Murilo Silvio de Abreu e as IJs, principalmente o NUCARD, para que as questões sejam respondidas e as reivindicações sejam atendidas. 

 Anexo I.1: reuniões iniciam diálogos sobre os setores locais dos projetos de demanda das comunidades 

Uma nova rodada de reuniões de diálogos e organização da execução do Anexo I.1 teve início no dia 28 de junho. Desta vez, a pauta são os Setores Locais, previstos na Governança Popular do Anexo I.1. 

A Governança, o modelo de gestão participativa, visa garantir que os projetos financiados com os recursos do Anexo I.1 sejam definidos pelas próprias comunidades atingidas, com base em suas necessidades, prioridades e propostas.

Além da reunião com a comunidade indígena Aranã, em 28/06 e com as comunidades da Zona Quente, em 1º de julho, até o dia 5, ainda serão realizadas reuniões, com o apoio da Aedas, com os Quilombos de Brumadinho e com a Comunidade Tradicional Ribeirinha Rua Amianto; além dos PCTRAMA da R2.  

Pessoas atingidas participam da 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, o CineOp

Três filmes-memória produzidos nas oficinas de comunicação realizada pela Aedas Paraopeba, em outubro de 2024, foram exibidos na 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, dentro da Mostra Educação, entre os dias 25 e 30 de junho. 

Os filmes selecionados integraram a programação com o tema central “Lugares de memória: acervos e acessos”, destacando experiências em que o audiovisual e a educação dialogam com as comunidades e territórios, apresentando diversas formas de experimentação do som e da imagem. 

Os detalhes da participação das pessoas atingidas no CineOp estão no nosso site e nas redes sociais no @aedasmg.

📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.