Como podemos melhorar o uso do dinheiro no nosso dia a dia? Por que é importante discutir educação financeira? Como se planejar e conseguir gerenciar o seu dinheiro? Estas foram algumas das perguntas que o Webinário Educação e Gestão Financeira tentou responder durante o encontro realizado com atingidos e atingidas de Itatiaiuçu na noite de quinta-feira, 12 de maio. O encontro teve a mediação do Instituto Camélia de Porto Alegre/RS.

Este foi o primeiro Webinário realizado pela Aedas no território e teve como objetivo promover uma reflexão em relação aos cuidados necessários que as pessoas atingidas devem ter após o recebimento de indenizações. O encontro também buscou incentivar um diálogo sobre a modificação dos modos de vida nas comunidades atingidas a partir do acionamento do PAEBM.

O atingido Humberto dos Anjos Prisco relatou que o encontro foi uma oportunidade para refletir sobre a questão financeira, além de ser uma oportunidade de aprendizado: “foi de grande proveito, acredito que todos que tiveram oportunidade aprenderam muito, estou agradecido pelas informações que trocamos e também pelo carinho e carisma. Foi maravilhoso”, destacou Humberto. 

A Assessora da Aedas, Karine Cota, responsável pelo primeiro webinário, afirmou que o seminário foi muito bom, com uma boa participação. “As pessoas atingidas foram receptivas com o formato de webinário, mesmo sendo abordado um tema tão complexo”. Para Karine Cota discutir educação e gestão financeira com as pessoas atingidas é importante para ajudar na reflexão de como gastar o dinheiro de uma indenização e não ter surpresas financeiras no futuro. “É importante o planejamento e a consciência de como gastar o próprio dinheiro. O que se faz necessário para a retomada de vida, de alguma forma, mesmo que não seja o mesmo de antes do acionamento. É importante as pessoas atingidas se programarem e se planejarem para não ter uma surpresa financeira no futuro, como dívidas e frustrações”, finalizou Karine.

Outros Webinários estão programados para os meses de maio de junho, com temas como Segurança de barragem e Mulheres. Seminários presenciais também serão realizados com as pessoas atingidas de Itatiaiuçu.