Atingidos e atingidas de Itatiaiuçu participam de Webinário sobre Barragem e Meio ambiente

Conhecimento! Esta é a palavra que define o Webinário sobre Barragem e Meio Ambiente que será realizado nesta quinta-feira, 26 de maio, para os atingidos e atingidas pelo acionamento do PAEBM da ArcelorMittal em Itatiaiuçu. O Webinário tem como objetivo levar ao conhecimento das comunidades atingidas o que significa a alteração do nível de segurança da barragem da Arcelor, o que isso representa e os impactos da construção das estruturas de contenção a jusante (ECJ). Além disso, o encontro vai discutir sobre os treinamentos de segurança que estão sendo realizados no território.
Para a assessora em geologia da Aedas em Itatiaiuçu, Daniela Cordeiro, os espaços participativos promovem uma compreensão maior sobre a situação da barragem, além de possibilitar uma interação maior das pessoas atingidas que têm diversas dúvidas sobre o tema. “É muito importante a construção de espaços participativos para discutir e aprender sobre a segurança da barragem de Serra Azul, pois afinal é a falta de segurança da estrutura que acionou o PAEBM gerando as perdas e os danos sofridos por todos e todas nas comunidades atingidas em Itatiaiuçu”.
A geóloga ainda afirma que no Webinário será feito um resgate da história da barragem de Serra Azul e se discutirá sobre as possíveis falhas na estrutura da barragem. “Neste seminário vamos conversar um pouco sobre o histórico de construção da barragem de Serra Azul, entender seus projeto inicial e de alteamento. Vamos também falar sobre os possíveis “problemas” na estrutura, e no que eles influenciam na segurança da barragem”, explica. O encontro também vai tentar responder de forma clara as principais dúvidas sdas pessoas atingidas
Este é o segundo Webinário promovido pela Aedas e outros encontros já estão planejados. No sábado, 28 de maio, será realizado o Seminário presencial com a juventude atingida de Itatiaiuçu. No mês de Junho estão previstos encontros com temas como Mulheres, Saúde e Intercâmbio de Vivências.