No final de junho,  a Assessoria Técnica da Aedas, em Itatiaiuçu, acompanhou o Seminário Orientativo Preparatório para o Simulado Prático de Emergência com Barragem de Mineração realizado pela Associação das Mineradoras da Serra Azul – AMISA. O objetivo do seminário foi esclarecer para a população das comunidades de  Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores, Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras  sobre os procedimentos que serão realizados no dia do simulado de emergência. O simulado será realizado no dia 09 de julho pela manhã. 

 O seminário reuniu a Defesa Civil de Itatiaiuçu,  as mineradoras ArcelorMittal, Minerita e Usiminas. Além disso, a empresa prestadora de serviço para as mineradoras Herkenhoff & Prates- H&P também estava presente. 

Mas o que é um Simulado de Emergência? 

De acordo com o que foi apresentado no Seminário Orientativo o simulado é uma orientação das agências que regulam/fiscalizam a atividade da mineração, e que por isso ele é feito nas comunidades a jusante (abaixo) de barragens de mineração. 

O simulado ou exercício simulado é como um ensaio, ou seja, ele é um treinamento da população e também das equipes que vão trabalhar caso ocorra  uma situação de emergência que envolva a ruptura de uma barragem de mineração. Durante o simulado serão avaliados os procedimentos e ações previstas para uma situação de rompimento de barragem identificando o que precisa ser melhorado.

Durante o simulado todas as sirenes das três mineradoras em Itatiaiuçu: ArcelorMittal, Minerita e Usiminas, irão tocar. Após o toque da Sirene será emitido uma mensagem avisando que o toque da sirene é um simulado. 

Após o toque das sirenes a orientação das mineradoras e da Defesa Civil de Itatiaiuçu é que as pessoas das comunidades de Samambaia, Curtume, Quintas do Itatiaia, Pinheiros, Lagoa das Flores Retiro Colonial, Capoeira de Dentro e Vieiras se desloquem, através das rotas de fuga, até os pontos de encontro mais próximos onde serão recebidas pelas equipes de trabalho do simulado.