Atingidos e atingidas de Itatiaiuçu participam de Assembleia para definir critérios de atendimento

Na última sexta-feira, 06 de agosto, os atingidos e atingidas pelo acionamento do PAEBM da ArcelorMittal em Itatiaiuçu participaram de uma assembleia geral para definir os Critérios de Atendimento dos núcleos familiares atingidos nas negociações dos acordos individuais a partir da assinatura do TAC celebrado no dia 7 de junho de 2021.
Durante a Assembleia, a Assessoria Técnica da Aedas apresentou uma proposta a partir da legislação brasileira de atendimentos prioritários e também a partir dos acordos já celebrados em Itatiaiuçu. As pessoas atingidas discutiram a proposta e propuseram algumas mudanças.

Com os critérios definidos, os atingidos e atingidas deliberaram e votaram quais deveriam ser os critérios que vão nortear os atendimentos. Ficou definido os seguintes critérios por grupos:
- ZAS Total – Atingidos e atingidas que tem o imóvel totalmente dentro da ZAS
- Equiparados a Totalmente na ZAS – Imóveis parcialmente na ZAS, mas que tiveram seu uso inviabilizado, por isso serão tratados da mesma forma que os imóveis totalmente na ZAS
- ZAS Parcial – Atingidos e atingidas que tem o imóvel parcialmente dentro da ZAS
- Fora da ZAS – Atingidos e atingidas que estão fora da ZAS
Prioridades dentro dos Grupos
- Idosos(as) com mais de 80 anos
- Doença grave
- Idosos(as) com mais de 60 anos
- Pessoa com Deficiência
- Falecimento de familiar
- Gestante
- Criança e Adolescente
- Vulnerabilidade
- Demais Núcleos familiares (levando em consideração a idade do membro mais velho)
A Assessoria Técnica da Aedas já está em processo de contratação de novos membros da equipe que irão trabalhar nas negociações. A nova equipe será contratada até 16 de agosto e em setembro a Assessoria inicia os agendamentos para os atendimentos.
