Atingidos (as) de Itatiaiuçu recebem a visita do procurador do MPF que vai acompanhar o processo de reparação integral

No dia 5 de julho, a Comissão de Atingidos(as) e a Assessoria Técnica da Aedas em Itatiaiuçu receberam a visita do procurador do Ministério Público Federal (MPF) Bruno Nominato, atual responsável pelo acompanhamento do caso do acionamento do PAEBM da barragem de Serra Azul da ArcelorMittal no município de Itatiaiuçu. O objetivo da visita era conhecer o território e a realidade da vida das pessoas atingidas. O procurador andou pelas comunidades atingidas pelo acionamento do Plano, conversou com representantes da Comissão de Atingidos e Atingidas e visitou a entrada da Mina de Serra Azul da ArcelorMittal.
Para o atingido José Roberto, da comunidade de Vieiras, a visita do procurador foi um passo importante na luta pela reparação. De acordo com José Roberto, uma integração junto ao MP traz para a comunidade mais segurança. “Eu acho muito bom ele conhecer nossa região, nossa vida, ver o que a gente perdeu. Ele veio ver como a gente vive aqui na nossa comunidade, achei isso ótimo ”, afirmou.
Já a atingida, da comunidade do Retiro Colonial, Luzia Soares afirmou que ficou feliz com a visita do procurador. “Estou grata pela visita, do Dr. Bruno, ele viu a situação da comunidade, viu como é a vida das pessoas, como as coisas funcionam”. A atingida relatou que sentiu o coração ficar aliviado e com calma com a vista: “a visita nos trouxe um pouco de calma no meio de tantas coisas que temos passado. Ele veio dizer que vai fazer o que puder, trabalhando a nosso favor para uma reparação. Ficamos com o coração um pouco mais aliviado em saber que tem pessoas do nosso lado, do lado que é certo, ao lado da justiça”, finalizou Luzia.
O procurador do MPF visitou todas as comunidades atingidas: Pinheiros, Vieiras e Lagoa das Flores. O procurador Bruno Nominato assumiu recentemente o trabalho de acompanhar o processo de reparação dos atingidos e atingidas pelo PAEBM da ArcelorMittal em Itatiaiuçu.



















