A Aedas, em diálogo com as pessoas atingidas, tem contribuído na formalização de solicitações de melhorias no site

Captura de tela do site do Projeto Rio Paraopeba/FGV

O site Projeto Rio Paraopeba é mantido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), auditora dos Projetos Socioeconômicos (ANEXOS I.3 e I.4) do Acordo Judicial. O principal objetivo do site é dar transparência e visibilidade aos dados sobre os projetos, desde que sejam de acesso público e resultantes das ações de auditoria.  

A Aedas, em diálogo com as pessoas atingidas, tem contribuído na formalização de solicitações de melhorias no site. Algumas delas dizem respeito aos padrões de busca de projetos por município e ao uso de legendas explicativas para alguns dos termos utilizados no site e foram aplicadas. Outras como a solicitação de divulgação das inscrições para cursos profissionalizantes relacionados aos projetos do Anexo I.3 e I.4, não foi acatada, com a justificativa de que ações de divulgação não competem à auditoria. 

Mais recentemente, a FGV Auditora atendeu à solicitação do Observatório Social de Brumadinho e das Comissões e Lideranças da Região 1, formalizada pela Aedas via ofício em 05/06/2024, de disponibilizar os dados abertos dos projetos em execução e aqueles já executados no site Projeto Rio Paraopeba, para facilitar o controle social pela população. Os dados abertos são aqueles disponibilizados em formatos acessíveis que podem ser adaptados conforme a necessidade de quem os utiliza. 

Após autorização da divulgação dos dados pelos Compromitentes em 23/09/2024, foi definido pela FGV Auditora que a disponibilização dos dados abertos ocorreria a partir de 01/11/2024. Os dados abertos são divulgados no site Projeto Rio Paraopeba em formato de planilha e são atualizados no primeiro dia útil de cada mês, correspondendo ao relatório mensal de monitoramento apresentado pela auditoria aos Compromitentes no mês anterior.  

A página de dados abertos dos projetos pode ser acessada aqui: 

https://www18.fgv.br/projetorioparaopeba/dados-abertos.html

Outro questionamento enviado pela Comissão e Lideranças de Atingidos e Atingidas de Campo Verde – Mário Campos, e formalizado pela Aedas em ofício enviado dia 04/10/2024, diz respeito aos mapas disponibilizados no site Projeto Rio Paraopeba, que não indicam a localização das intervenções dos projetos, uma vez que não estão georreferenciados. Em resposta no dia 08/11/2024, a FGV Auditora informou que informações georreferenciadas foram incluídas na seção “Mapas” do site. Elas indicam a localização das iniciativas e, no caso daquelas executadas pelos municípios, as informações sobre localizações são baseadas no Formulário de Detalhamento da Iniciativa aprovado pelos Compromitentes.  

A página de mapas dos projetos pode ser acessada aqui: 

https://www18.fgv.br/projetorioparaopeba/index.html#mapa-dos-projetos

Por fim, a solicitação das Comissões e Lideranças de Atingidos e Atingidas da Região 01, formalizada pela Aedas via ofício em 24/06/2024, de que seja construído um histórico no site da FGV Auditora que registre as mudanças sofridas pelos projetos, foi acatada de forma pontual com a inclusão de nota com a informação de que houve atualização de valor do projeto devido a “gestão de mudança”, apenas. Dessa forma, as atualizações sobre os projetos substituem as informações anteriores, comprometendo o acompanhamento do histórico de cada projeto pelas pessoas atingidas.  

O diálogo das pessoas atingidas com a FGV Auditora tem contribuído para melhorias no site do Projeto Rio Paraopeba, possibilitando que o monitoramento e o controle social dos projetos de fortalecimento dos municípios sejam realizados.  

Link do site: Projeto Paraopeba FGV 

Como acessar o site?  

Use esse nosso informativo para encontrar informações, através dos filtros indicados, no site da FGV Projeto Rio Paraopeba. 

O que é Formulário de Detalhamento da Iniciativa? 

A Vale S.A. é responsável pelo detalhamento dos projetos dos Anexos I.3 e I.4. Para isso, a empresa elabora o Formulário de Detalhamento de Iniciativas (FDI). Após a elaboração, o FDI é enviado pela Vale S.A. aos compromitentes para análise. Este documento inclui: ESCOPO detalhado do projeto (objetivo, fases, premissas e restrições); IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE dos riscos associados ao projeto; CRONOGRAMA de execução, com a definição das atividades e prazos; ESTIMATIVA DE CUSTOS, contemplando recursos humanos, materiais e financeiros; DESCRIÇÃO das contrapartidas municipais e/ou da comunidade envolvida; DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS esperados, incluindo marcos de entrega, indicadores de desempenho e metas a serem alcançadas; ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA, avaliando a capacidade de execução do projeto dentro dos recursos disponíveis.