A implementação dos projetos enfrenta desafios, com compromissos não cumpridos, gerando insatisfação nas comunidades atingidas 

Os projetos do Anexo I.3 fazem parte do Acordo Judicial de Reparação e abrangem os 25 municípios da Bacia do Paraopeba, exceto Brumadinho, que possui um anexo específico (Anexo I.4). Esses municípios foram atingidos pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, ocorrido em janeiro de 2019, em Brumadinho.  

Esses Anexos têm como objetivo o fortalecimento de serviços e políticas públicas, como parte da reparação socioeconômica prevista no Acordo, que estabeleceu critérios e diretrizes para a compensação dos danos. 

A implementação desses projetos, no entanto, tem enfrentado desafios significativos, com muitos compromissos não sendo cumpridos ou negados, o que tem gerado insatisfação entre as comunidades atingidas. 

Diante desse cenário, a Aedas preparou um material sobre o andamento dos projetos de políticas públicas, abordando avanços, desafios, demandas e a situação atual, com base nos retornos recebidos das pessoas atingidas nos municípios da Região 2 (São Joaquim de Bicas, Igarapé, Mário Campos, Juatuba e Betim). 

É importante ressaltar que os municípios da Região 2 contam com um montante de R$ 2,5 bilhões destinados ao fortalecimento de serviços e políticas públicas.

Veja abaixo o balanço realizado pela Aedas Paraopeba, dividido por município:

Veja também: