Tendo em vista o período de fortes chuvas, é importante que a população atingida conheça as políticas e programas que podem ser acionadas em caso de necessidade. Um desses programas é o aluguel social, que pode auxiliar as famílias que precisam deixar as suas residências devido a risco em sua estrutura e à segurança dos moradores.

O aluguel social é uma política pública, que cada município trabalha de forma específica. Nesse sentido, os critérios de um município podem ser diferentes do outro, inclusive, ele pode mudar de nome. Dependendo do município, pode ser conhecido como benefício auxílio, moradia transitório, programa auxílio habitacional, auxílio moradia, programa de bolsa aluguel social e auxílio aluguel social.

Quem pode acessar o programa?

Está destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia. Normalmente ele é concedido por um período determinado, ou seja, não é uma medida a longo prazo. Ele é disponibilizado em período de urgência ou de calamidade e a família beneficiada recebe uma quantia equivalente ao custo de um aluguel popular, por isso, que em cada município ele vai ter um valor específico.

Para saber mais sobre como esse e outros programas no seu município, acesse o arquivo em PDF.

Você também pode saber mais sobre o tema na entrevista concedida pela Andressa Santos, técnica da equipe de vulnerabilidades no programa Aedas no Ar, edição 60. Basta acessar o link