“Aedinhas no Ar – O filme”: documentário destaca papel das crianças atingidas na luta pela reparação integral
“Essa ciranda não é minha só, ela é de todos nós, ela é de todas nós…”, assim como nos versos de Lia de Itamaracá, a Ciranda da Aedas compartilhou nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, o lançamento do documentário “Aedinhas no Ar – O filme”. O vídeo é uma realização das equipes de Pedagogia e Comunicação da Aedas, que atuam nas regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba, e foi produzido pela Aicó Culturas, contratada pela assessoria técnica.
“Aedinhas no Ar – O filme” retrata a participação e o papel fundamental das crianças atingidas no processo de reparação integral aos danos causados pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. O elenco é composto por crianças residentes das comunidades atingidas de Brumadinho, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Quilombo Ribeirão e familiares de vítimas fatais.

Luana Farias, coordenadora da equipe de Pedagogia da Aedas, contribuiu na direção do documentário reforçando a importância da produção deste material protagonizado pelas crianças atingidas. “Elas também são sujeitos de direitos atingidos. Afinal, as crianças também sofrem danos e, ao sofrer danos, elas também podem falar sobre eles”, destacou.
“O filme dá visibilidade às crianças atingidas que participam do processo com a Aedas e estão ali mostrando o seu território, dizendo quais são seus danos, seus sonhos, reivindicando assim os seus direito à brincadeira, à participação, direitos estes que estão dentro das leis”, acrescentou Luana.
A iniciativa de produzir o documentário, segundo a coordenadora, parte de uma necessidade de ampliar os materiais pedagógicos de comunicação, como é feito com o programa de rádio e o Vozes do Paraopeba, para divulgar o papel das crianças atingidas, sob uma nova perspectiva.
“Optamos por fazer um documentário que partisse da própria brincadeira. O filme é um momento brincante em que as crianças atuam e interpretam a si mesmas enquanto estamos contando o processo de rompimento e o processo de luta delas pela reparação integral. Junto com a gente elas vieram brincar para contar suas histórias, as histórias que elas querem que as pessoas saibam”, detalhou.
O documentário “Aedinhas no Ar – O filme” está disponível no canal da Aedas no Youtube e, de acordo com Luana Farias, poderá ser exibido nas comunidades das crianças que participaram e, em breve, em outras comunidades atingidas.