Mais um acidente na linha do trem é registrado na comunidade quilombola do Sapé, em Brumadinho
Acidentes são recorrentes na linha férrea que atravessa região dos quilombos

Na manhã de ontem, quinta-feira (21/12), foi registrado um acidente envolvendo um caminhão que transportava areia e o trem da MRS, prestadora de serviço da mineradora Vale, na linha férrea que passa pelo Quilombo do Sapé, em Brumadinho. O caminhão foi atingido pelo trem enquanto atravessava a linha. Apesar do susto e da destruição causada ao veículo, o motorista não sofreu grandes lesões.
As lideranças quilombolas afirmam que incidentes como o que aconteceu nessa quinta-feira são recorrentes, pois, para acessar o quilombo, pedestres e veículos precisam atravessar a linha do trem.
Na comunidade, há uma reivindicação histórica para a construção de um túnel por baixo da linha férrea. Essa foi uma proposta incorporada no período de elaboração dos projetos do Anexo I.4, do Acordo Judicial, enquanto uma medida de reparação.
Na edição 24 do Jornal Vozes do Paraopeba, produzido pela Aedas, foi destacado como a presença da linha férrea para uso das mineradoras é prejudicial para a vida cotidiana das populações quilombolas de Brumadinho. A estrutura, que é utilizada pelas mineradoras do município, oferece riscos ao livre trânsito das pessoas, com casos recorrentes de acidentes e atropelamentos, além de provocar degradação ambiental por onde passa.