2022: Ano marcado por desafios e avanços no acompanhamento às famílias atingidas

O ano de 2022 teve seu início marcado pelas fortes chuvas e alagamentos que atingiram as regiões 1 e 2 da Bacia do Paraopeba. Essa tragédia registrou mortes e inúmeros impactos aos municípios banhados pelo rio, como inundações, deslizamentos de encostas e morros, deixando muitas famílias desabrigadas. Esses fatos provocaram um abalo profundo à vida das pessoas atingidas que sofreram perdas materiais e, sobretudo, impactos emocionais que já se estendem por mais de 3 anos.
A situação emergencial provocada pelas enchentes gerou o agravamento dos danos e o surgimento de novos danos intrinsicamente atrelados ao rompimento da barragem da Vale S.A. Para levantar esses danos foram realizados espaços participativos com os grupos de Atingidos e Atingidas que resultou em um relatório das demandas ocasionadas pelas enchentes. Em maio, destacamos uma conquista dos Povos e Comunidades Tradicionais: a priorização presencial dos Projetos para os Anexos I.3 e I.4, uma reinvindicação das próprias comunidades apoiadas pela assessoria que originou um novo espaço de consulta, aproximando-se mais de um formato apropriado à realidade dos PCTs.

No mês de junho ocorreu o Encontro de Lideranças da Bacia do Paraopeba e Lago de Três Marias onde foram discutidas pautas importantes do Anexo I.1 e do Sistema de Participação. O encontro teve como resultado uma Carta Aberta sobre o Anexo I.1 aprovada pelas mais de 150 lideranças presentes. Este espaço foi de extrema importância para os desdobramentos posteriores do Anexo e serviu de base para as sugestões referentes ao Termo de Referência da Entidade Gestora para o Anexo que a Aedas encaminhou às Instituições de Justiça a pedido das Comissões de Atingidos e Atingidas.
Importante destacar, também, o início das devolutivas dos resultados das consultorias especializadas contratadas. Este trabalho tem sido acompanhado pelas pessoas atingidas ao longo de todo o seu desenvolvimento. Os seus resultados trazem importantes respostas e contribuições para o processo de Reparação Integral.
“A assessoria seguirá acompanhando as demandas e necessidades das comunidades”
Além disso, vários outros espaços participativos aconteceram este ano com fins de promover a participação informada da população atingida. As reuniões com as Comissões de Atingidos e Atingidas, as Rodas de Diálogo, os Seminários Temáticos sobre Mulheres e os formações com Agentes Multiplicadores foram alguns deles. No próximo ano, a assessoria seguirá acompanhando as demandas e necessidades das comunidades e promovendo espaços de formação, participação e trocas para a construção da reparação integral devida às pessoas atingidas.
Nesta edição, você também vai encontrar:
Vozes da Gente: edição traz falas sobre esperança e a expectativa das pessoas atingidas diante da reparação integral .
PTR: Confira o calendário de atendimento presencial da FGV para o mês de dezembro.
Período de Chuvas: saiba o que fazer em chuvas intensas. Algumas orientações podem salvar vidas.
Controle Social: Rodas de Diálogo nas regiões 1 e 2 discutem sistema de participação da Bacia do Paraopeba.
Anexo I.1: Prazo de inscrição para seleção de entidade gestora encerra em 15 de dezembro.
Leia a edição completa do Jornal:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.