Páginas trazem calendário do PTR para novembro, resultados dos estudos e mais 

Há um ano nascia o Jornal Vozes do Paraopeba. O sabiá mensageiro, ave símbolo do Brasil, escolhida como identidade do nosso jornal, chegou anunciando a força e a voz da gente que vive e luta no território do Paraopeba, apesar de toda a tragédia-crime que se abateu sobre suas vidas e a natureza que a cerca. 

O jornal impresso teve sua primeira tentativa em novembro de 2021, interrompida pela pandemia. Com a retomada do trabalho presencial, renasce, chegando todo mês, às mãos de cada pessoa atingida e reafirmando o princípio fundamental da Assessoria Técnica Independente: a centralidade da pessoa atingida em todas as suas ações e, neste caso, na comunicação, para a garantia da participação informada. 

O sabiá mensageiro, ave símbolo do Brasil, escolhida como identidade do nosso jornal, chegou anunciando a força e a voz da gente que vive e luta no território do Paraopeba

Atualmente existe a necessidade de uma comunicação integrada, multimídia, que traduza os conteúdos aos vários formatos, por isso as notícias do Vozes são repercutidas no rádio, no Youtube, no Instagram e no WhatsApp por meio de boletins. 

12 edições do Jornal Vozes do Paraopeba. Clique aqui e acesse todas as edições.

A comunicação que construímos é aquela em que as palavras, dados, estatísticas (geralmente associadas a planilhas e números, muito fundamentais, mas às vezes incompreensíveis), sejam traduzidas em histórias e experiências que conectem os interesses de cada pessoa atingida e sua força à luta coletiva pela Reparação Justa e Integral. 

Cada página escrita nessas 12 edições construiu pontes diálogos com todas as equipes do Projeto Paraopeba, com outras Assessorias Técnicas Independentes, grupos organizados atuantes nos territórios e, principalmente, com as pessoas atingidas, mas muito ainda há por fazer, escutar, comunicar. 

Reafirmamos o compromisso do Jornal Vozes do Paraopeba em garantir a participação informada, em linguagem acessível, mesclando dados técnicos às abordagens artísticas, poéticas e literárias, expressas nas vozes e na materialidade da luta de cada pessoa atingida. A isso chamamos comunicação popular.  

Encarte especial: Novembro Negro 

COMO O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA VALE S.A. AFETA A MAIORIA NEGRA? Na edição do mês de novembro do Vozes do Paraopeba, iremos detalhar informações iniciais sobre a caracterização étnico-racial da população atingida, convidando a população negra a reconhecer seus direitos e história. 

Nesta edição, você também vai encontrar: 

Vozes da Gente: veja o que o que dizem as pessoas atingidas sobre a função informativa e a circulação do Jornal Vozes do Paraopeba nas comunidades . 

PTR: Confira o calendário de atendimento presencial da FGV para o mês de novembro e também o mapa das 15 comunidades que estão dentro das primeiras poligonais aprovadas. 

Resultados dos estudos: confira resultados de estudos da área de Patrimônio na Região 1 e Pesca e Agricultura na Região 2. 

Mulheres: 25 de novembro é dia internacional de luta pela eliminação da violência contra a mulher e a Aedas lança cartilha informativa. 

Ponte das Almorreimas: Instituições de Justiça assinam aditivo com a Vale de conclusão de obras de captação de água no Paraopeba. 

AGMs: Agentes multiplicadores debatem instâncias e eixos temáticos do sistema de participação.

Leia a edição completa do Jornal: 
 
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.