Dia da infância: reflexão sobre direitos e as condições de vida das crianças atingidas
Dia da infância: reflexão sobre direitos e as condições de vida das crianças atingidas

Celebramos no dia 24 de agosto no Brasil, o Dia da Infância. Esse dia busca promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças. A data chama atenção para a importância de políticas públicas que ajudem combater a pobreza, o abandono e a exploração, levando um futuro melhor às crianças brasileiras.
No território atingido pelo rompimento da barragem de minério, as crianças de Brumadinho e demais cidades da bacia do Paraopeba sofrem uma série de violações de direitos. Junto a suas famílias, elas estão
sujeitas a um nível alto de poluição, doenças e transtornos psicológicos e diversos outros danos.
O Dia da Infância reforça o compromisso com as crianças e os jovens que vivem em situações de vulnerabilidade. É um dia para refletir e discutir quais são as estratégias e prioridades da infância e da adolescência.
Em regiões atingidas e em processo de reparação, as crianças de Brumadinho e de toda a bacia merecem um olhar atento a garantia de direitos.



Dois anos garantindo o direito à participação das crianças atingidas
A Ciranda é um espaço construído pela equipe de Pedagogia da Aedas. Ela traz atividades que possibilitam a criança se expressar, ser ouvida, aprender e brincar. São dois anos de garantia de escuta e formação
nos espaços de discussão.
“Nesse período, nós temos praticado a escuta ativa e aprendido muito com a luta e o relato das crianças das duas regiões. Nós acreditamos que, enquanto sujeitas de direitos, as crianças atingidas também sofreram danos e por isso também fazem parte e precisam participar da reparação integral. Continuaremos juntos nessa luta por direito à participação e reparação integral das crianças”, revelou Julimagda Medeiros, da equipe de Pedagogia.



Mural da Ciranda
Alongamento, jogo de trilha sobre crédito e microcrédito, brincadeiras livres e outras atividades foram realizadas com as crianças nas reuniões presenciais das Rodas de Diálogo.
Confira nosso mural de fotos:

Leia essa e outras matérias na 10ª Edição do Jornal Vozes do Paraopeba!
