Aprovação é referente ao anexo 1.3 do acordo judicial  

Consulta Popular na Colônia Santa Isabel – Betim – Seis projetos são selecionados para Betim e Mario Campos. Foto: Rurian Valentino / Aedas

Seis projetos foram selecionados pelos compromitentes do Acordo Judicial de Reparação – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas. A notícia foi divulgada na última terça-feira, 22. 

A novidade traz dois municípios da região 2, Betim e Mário Campos, e os projetos apontados são: 

Betim: 

  • 1. Ampliação do Hospital Público Regional de Betim. 

  • 2. Construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

  • 3. Construção do Viaduto Rodoferroviário Vianópolis 

Mário Campos: 

  • 1. Recapeamento e pavimentação asfáltica de ruas e melhoria de estradas e das vias de acesso nas comunidades atingidas. 

  • 2. Restauração de bairros urbanos e rurais e valorização de suas vizinhanças. 

  • 3. Ampliação e manutenção de unidades de saúde para atendimento especializado, serviços de diagnóstico e tratamento ambulatorial. 

Essa seleção faz parte dos projetos para reparação socioeconômica em oito municípios atingidos pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, ocorrido em 2019. As iniciativas foram selecionadas após a Consulta Popular e fazem parte dos Anexos I.3 e I.4 do Acordo. 

Brumadinho e demais cidades da Região 2 

Lista de projetos divulgada no dia 17 de janeiro contemplou os municípios de Brumadinho (27 projetos), Igarapé (3 projetos), Juatuba (3 projetos), São Joaquim de Bicas (3 projetos) e Mateus Leme (3 projetos). 

Entre os 27 projetos listados para Brumadinho estão o fortalecimento do complexo de saúde e a requalificação de centros urbanos. A relação aponta também um projeto de regularização fundiária para o município. 

Leia mais.

Consulta Popular 

Realizada em novembro de 2021, a consulta contou com 10 mil moradores dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens em que foi apontadas áreas prioritárias para receberem investimentos de reparação socioeconômica.  

No processo, estas áreas foram organizadas em temas e em subtemas relacionados às mais de três mil propostas de projetos, que foram apresentadas em momento anterior pelas pessoas atingidas e pelas prefeituras, outras já estavam no Acordo Judicial.  

Mais projetos 

Além de Betim e Mario Campos, outras seis cidades também foram contempladas. São municípios de outras regiões da Bacia, confira aqui.