“Teve conversa. Agora, vamos aguardar para ver as execuções”, disse Sônia Machado, esperançosa, após conversa entre ela, população da Zona Rural e a prefeitura de Brumadinho, nesta segunda-feira, 14. A pauta foi sobre a cobrança de melhorias nas estrada da cidade, principalmente as que estão mais danificadas pós enchentes.


As lideranças comunitárias presentes na reunião são de Massangano, Grota, Gomes, Taquaruçu, Casinhas e Eixo Quebrado. Na oportunidade, entregaram ofícios com as lista de demandas emergenciais da população.

Historicamente, elas sofrem com dificuldades de infraestrutura e tiveram seus acessos danificados após as chuvas e as enchentes de janeiro.


Com as cheias, houve ilhamento, deslizamento de terras, abertura de buracos e crateras nas suas estradas que não são pavimentadas, dificultando o acesso à cidade e aos serviços públicos por parte dos moradores.

Além do prefeito, as secretarias envolvidas nas demandas também estiveram presentes. As cobranças imediatas envolvem consertos das pontes e de estradas que conectam as comunidades.

GAAs Danos das Enchentes

Nesta semana, serão realizadas novas reuniões dos Grupos de Atingidos e Atingidas. Para saber a data e a hora da reunião da sua comunidade, procure o grupo de Whats App ou procure a equipe de Mobilização da Aedas.

Brumadinho segue em luta por melhorias na zona rural.