Vozes do Paraopeba – 3ª edição: 3 anos de luta por reparação e justiça
26 de janeiro de 2022

Em edição especial sobre os 3 anos do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, o jornal Vozes do Paraopeba, produzido pela equipe de comunicação da Aedas, destaca a coragem das famílias atingidas, que em meio à luta por reparação, justiça e memória, enfrentam os efeitos de enchentes e deslizamentos de terras registrados no começo de 2022.
Leia a edição abaixo e confira:
– Três anos do rompimento e os rumos da reparação integral: editorial da Aedas reforça a organização popular dos últimos anos e reafirma os relatos de famílias que denunciam a lama de minério que chegou nas comunidades atingidas pela enchente do Paraopeba.
- Vozes da Gente: familiares de vítimas fatais e de pessoas ainda não encontradas relembram momentos de dor e angústia após o rompimento da barragem. ‘Comissão dos não encontrados’, formada pelos familiares que aguardam a resposta, é rede de apoio e solidariedade.
- Três anos do rompimento: população atingida revive traumas e a lama dentro de casa: reportagem mostra como os danos causados pelo desastre da Vale em Brumadinho contribuíram para as consequências das enchentes nas regiões do Paraopeba. Matriz de Danos é ferramenta das pessoas atingidas na luta por reparação.
- 2022 inicia com atualizações sobre o Programa de Transferência de Renda (PTR): Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciou a antecipação de parcelas do PTR como medida para dar suporte às famílias atingidas durante o período chuvoso. Novo canal de atendimento é divulgado.
- Chuvas e risco à saúde: coluna alerta para cuidados que famílias atingidas que tiveram contato com a lama das enchentes.
- Plano de Recuperação e Desenvolvimento prevê R$3 bilhões para projetos na Bacia do Paraopeba: estratégia construída por movimentos populares como MAB, MST e MAM, defende o protagonismo das pessoas atingidas na governança de recursos previstos no acordo.
Acesse a edição virtual do Vozes do Paraopeba:
.