A equipe de assessoria técnica da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social-AEDAS foi apresentada, no último dia 28, para os atingidos e atingidas de Itatiaiuçu. A assessoria técnica é composta por uma equipe multidisciplinar e vai atuar durante um ano no município, acompanhando e orientando as famílias.

Para a representante da Comissão de Atingidos e da comunidade de Vieiras, Emiliana Pereira do Vale, conhecer a equipe de Assessoria técnica da Aedas é como ter esperança e apostar na mudança. “Gostei muito de conhecer a equipe e parabenizo a todos os atingidos e atingidas pela nova conquista e que esse novo passo será um início para nossos objetivos”, concluiu.

A apresentação da equipe foi realizada em uma assembleia com atingidos e atingidas das comunidades de Vieiras, Pinheiros e Lagoa das Flores e contou com a presença do procurador do MPF Lauro Coelho. A Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social-AEDAS foi eleita pelos atingidos e atingidas de Itatiaiuçu no primeiro semestre deste ano para trabalhar no território.

A população de Itatiaiuçu sofreu alteração no seu modo de vida em fevereiro deste ano quando foi acionada a sirene de risco de rompimento na barragem Mina de Serra Azul, da mineradora ArcelorMittal, e o início do Plano de Ação de Emergência.