Acompanhe as notícias que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Pessoas atingidas realizam manifestação em BH e cobram o direito ao Auxílio Emergencial | Foto de maio de 2025, por Felipe Cunha/Aedas

Comunicado das IJs: Registro Prévio para votação da nova ATI se encerra em 28/11 

As Instituições de Justiça, no âmbito do Edital de Chamamento Público para votação da nova Assessoria Técnica Independente (ATI) às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão nas Regiões 1 (Brumadinho) e 2 (Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas), comunicaram ontem, 27/11, que a instabilidade técnica identificada ontem na plataforma responsável pelo recebimento do Registro Prévio para a votação foi resolvida. 

O registro prévio para votação foi prorrogado até o dia 28 de novembro de 2025, às 23h59min e pode ser realizado no mesmo link anterior: Registro prévio para Votação ATI R1 e ATI R2 

Mais informações disponíveis no site do MPMG: Votação de nova Assessoria Técnica Independente | Portal 

Acesse também o link do tutorial com passo a passo que explica como estar apto a votar na seleção clicando aqui. 


Pressionada, Vale realiza o depósito dos valores para o pagamento do Novo Auxílio Emergencial  

Também na tarde de ontem, quinta-feira (27), a Vale cumpriu a ordem do juiz Murilo Silvio de Abreu, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belo Horizonte, e depositou em juízo R$ 234.118.431,52 (duzentos e trinta e quatro milhões, cento e dezoito mil, quatrocentos e trinta e um reais e cinquenta e dois centavos), garantindo o pagamento do auxílio emergencial às pessoas atingidas.  

Fruto da mobilização permanente na luta das pessoas atingidas, a Ação Civil Pública (ACP) que possibilitou essa conquista originou-se da articulação das associações – entre elas a Associação dos Atingidos por Barragens do Leste de Minas Gerais (ABA-Leste), o Instituto Esperança Maria e a Associação Comunitária do Bairro Cidade Satélite (ASCOTÉLITE) –, que vêm atuando de forma contínua na defesa plena dos direitos das pessoas atingidas, com apoio das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs), para impedir retrocessos e assegurar que a reparação integral avance com responsabilidade e respeito à dignidade das comunidades.    

Importante destacar que este valor depositado pela Vale correspondia a 1/3 do montante indicado pela FGV como necessário para a continuidade do pagamento do auxílio até janeiro de 2026.   

Entretanto, o Juiz Murilo de Abreu pediu para a FGV atualizar o valor total considerando o pagamento de novembro de 2025 até julho de 2026, nos mesmos patamares anteriores ao corte do PTR. A FGV indicou ser necessário R$1.184.684.923,40 (um bilhão, cento e oitenta e quatro milhões, seiscentos e oitenta e quatro mil, novecentos e vinte e três reais e quarenta centavos) para a manutenção do pagamento de auxílio financeiro às pessoas atingidas até julho de 2026.   

Saiba mais em: Pressionada, Vale realiza o depósito dos valores para o pagamento do Novo Auxílio Emergencial  – Aedas


FGV comunica sobre o pagamento da diferença do retroativo do Pagamento Emergencial 

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informa que, durante a auditoria interna realizada após o pagamento do retroativo do Pagamento Emergencial, efetuado em 31 de outubro de 2025, foi identificada uma falha no sistema de cálculo que ocasionou o repasse de valores inferiores ao devido para parte dos beneficiários que fazem jus ao referido retroativo.  

Após a apuração completa e a correção dos valores, a FGV confirma que todas as pessoas afetadas receberão a diferença que faltava na próxima segunda-feira, dia 02 de dezembro de 2025, diretamente na conta bancária cadastrada.  

Em caso de dúvidas, os beneficiários podem consultar os canais oficiais de atendimento. 

Leia o comunicado em: COMUNICADO – PAGAMENTO DA DIFERENÇA DO RETROATIVO DO PAGAMENTO EMERGENCIAL | Brumadinho – PTR 

Leia também: COMUNICADO – PAGAMENTO DOS VALORES RETROATIVOS PARA APROVADOS APÓS OUTUBRO/2025 | Brumadinho – PTR

Todas as notícias sobre PTR você acessa clicando aqui.


Entidade Gestora do Anexo I.1 apresenta nova contribuição sobre o pagamento às pessoas atingidas

Hoje, 28 de novembro, a Entidade Gestora enviou para as Instituições de Justiça uma nova contribuição técnica ao debate sobre o pagamento às pessoas atingidas que são conselheiras e conselheiros na Estrutura de Governança Popular do Anexo 1.1.

Nesse documento, a EG reforça seu posicionamento favorável ao pagamento e apresenta novos argumentos jurídicos que buscam fortalecer a demanda das pessoas atingidas nos espaços do Anexo 1.1.

Confira a notícia completa e o documento enviado no site da Entidade Gestora: Cáritas – Entidade Gestora apresenta nova contribuição sobre o pagamento às pessoas atingidas


📰 Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.