A reparação coletiva começa a dar seus primeiros passos depois da assinatura do TAC 2. 

Em outubro foi realizada a primeira reunião do Comitê Local de Gestão e Monitoramento. A reunião foi organizada e coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a instituição contratada como Secretaria da Reparação e contou com a participação dos membros titulares e suplentes do Comitê.  

Nesta reunião, os representantes do Comitê tomaram posse e iniciaram, oficialmente, os trabalhos rumo a uma reparação coletiva efetiva e com participação das comunidades atingidas. O Comitê é formado por 06 representantes das comunidades atingidas e seis suplentes. Como titulares estão Ezequiel Mathias da Fonseca, José Roberto Cândido Pereira, Lady Mary Gonçalves Martins, Luzia Soares de Souza, Patrícia da Silva Odione Lima e Patrícia Lacerda Mont Mor de Oliveira. Por sua vez, os suplentes são: Adelino Cirqueira Magalhães; David Fonseca de Souza; Fabiana Aparecida de Lima; Marcia Cristiana de Souza; Maria Nogueira da Silva e Sérgio Edvaldo Pereira Cândido. 

O Comitê também é composto por 01 representante do MAB, Guilherme de Sousa Camponêz e um suplente, Pablo Andrade Dias.  Quanto aos representantes do Município de Itatiaiuçu, Rosiane Cunha, da Secretária de Desenvolvimento Econômico, e Lucas Lima Andrade Belo, da Secretário de Meio Ambiente são os titulares, já os suplentes são Patrícia Santos, Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Julio César Silva, Secretário da Fazenda. A ArcelorMittal também tem dois representantes no Comitê, Fabiana Ribeiro Lopes e Igor Ribeiro Sá Martins e os suplentes André Luís Mapa e Natalino Gomes Vieira. Para finalizar a composição do Comitê, haverá ainda dois representantes da Entidade Gestora Independente (EGI) e dois suplentes.  Como a EGI ainda não foi contratada, os nomes de seus representantes serão apresentados futuramente. A Comissão de Atingidos e Atingidas já indicou a Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (Anab) para desempenhar a função de Entidade Gestora e, agora, os Ministérios Públicos estão no processo de análise e avaliação da documentação da instituição.

A atingida e integrante do Comitê Local, Lady Mary Gonçalves Martins, está feliz com o início dos trabalhos e considera que este momento significou um avanço rumo à reparação coletiva. “Representa o começo de uma nova fase da reparação em Itatiaiuçu, é uma conquista. A reunião foi de alinhamento, de ajustes, mas tivemos muitos avanços e até segurança para os próximos encontros”, afirmou a atingida. 

Para a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) e Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Shirley Machado, a primeira reunião do Comitê foi boa e marcou o início das atividades do Comitê, como também  da Secretaria da Reparação com a chegada da FGV. “Tivemos o início da Secretaria, que vai funcionar pela Fundação Getúlio Vargas e foi uma reunião de apresentação, uma reunião também de celebração pela inauguração do espaço, mas também de trabalho, em que já debatemos algumas medidas, organizamos como serão as reuniões, toda a parte formal, mas também iniciamos discussões de algumas medidas em si e teremos essas reuniões mensais e outras extraordinárias para garantir que a execução siga a um ritmo adequado e fluído”, pontuou a promotora.

O Comitê Local tem um papel importante no processo de reparação coletiva, pois é ele que vai acompanhar a execução das medidas, discutir e buscar soluções para possíveis problemas que surgirem durante a implementação das medidas. Além disso, o Comitê é responsável por analisar os relatórios das auditorias e outros documentos relevantes no processo de reparação.

As reuniões do Comitê serão realizadas mensalmente, sempre na terceira segunda-feira do mês. Caso sejam necessários outros encontros, eles devem ser marcados previamente pela Secretaria da Reparação, a qual também tem a responsabilidade de informar sobre o agendamento a todos os representantes do Comitê Local de Gestão e Monitoramento. Em novembro teremos duas reuniões do Comitê, nos dias 03 e 17, e ambas serão no formato virtual.