A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) divulgou, na terça-feira (01/07), o Relatório de Segurança de Barragens 2024-2025.

O relatório mostrou que o número de barragens cadastradas no Brasil aumentou e que Minas Gerais foi o estado que mais teve barragens cadastradas. As barragens cadastradas têm diversas finalidades, como: apicultura, irrigação, abastecimento de água, geração de energia hidrelétrica, irrigação, controle de enchentes, disposição de rejeitos da mineração, dentre outras.

O documento ainda revelou que a maioria das barragens em Minas está classificada com dano potencial associado baixo, mas há barragens com risco médio e alto, como a Barragem Mina de Serra Azul da ArcelorMittal.

Vale lembrar que atualmente existem 50 barragens no país construídas na técnica a montante, como a Mina de Serra Azul. Destas 50 barragens, 31 estão em Minas Gerais. Além disso, no Brasil existem apenas duas barragens em nível 3 de emergência e elas estão em Minas Gerais. Uma delas é a da Mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, em Itatiaiuçu.

Leia o relatório completo: Relatório de Segurança de Barragens