Estudo apresenta resultados sobre danos à moradia, infraestrutura e serviços na Região 1
Levantamento contratado pela Aedas foi realizado pela consultoria Geoeng

A consultoria Geoeng apresentou os resultados dos levantamento contratado pela Aedas relacionados aos danos ao direito à moradia e aos danos à infraestrutura e serviços públicos na Região da Bacia do Rio Paraopeba e Represa de Três Marias,causados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. O estudo recebeu o nome de “Diagnóstico do Habitat”.
O material considera pontos centrais neste tema como segurança legal de posse; disponibilidade de serviços, infraestrutura e recursos naturais; custo acessível; habitabilidade; acessibilidade; localização e adequação cultural.
O estudo se divide em danos a móveis; a bens móveis e de uso pessoal; à energia elétrica, à segurança hídrica; ao sistema de esgoto e resíduos sólidos; danos ao serviço de telecomunicações; aos sistemas de saúde e educação; aos espaços comunitários e culturais e ao serviço de transporte.
Os estudos mostram um registro do território a partir das pessoas atingidas e abarca o momento das inundações, buscando relacionar os danos relacionados às chuvas de dezembro de 2021 a janeiro de 2022 com o rompimento. Para apresentar os resultados do levantamento, foram elaborados materiais em linguagem acessível, como cartilhas e relatórios mais amplos.

Amostra total utilizada para o Diagnóstico Habitat
Aplicação de questionários estruturados: 448 Núcleos Familiares (Banco total)
Visitas técnicas: 448 visitas realizadas;
Laudos técnicos: 20 Núcleos Familiares;
Oficinas de Cartografia Social: 14 oficinas, sendo 2 voltadas para mulheres, 2 para infâncias/juventudes e 10 dividias por zonas;
Comunidades envolvidas no diagnóstico: 66, com pelo menos 1 pessoa por comunidade;
Metodologias
Levantamento Bibliográfico e Documental
Aplicação de questionários estruturados
Visitas técnicas: realizadas junto dos questionários;
Laudos técnicos: definidos a partir das visitas para aprofundar o entendimento dos danos;
Elaboração de Mapas: para dar base aos estudos e identificar as áreas trabalhadas;
Oficinas de Cartografia Social: para validação dos danos e compreensão de medidas de reparação;
Definição amostral: Zona 1 a 7.
Raça e Gênero
O Diagnóstico Habitat apresenta ainda dados levantados acerca dos danos relacionados a marcadores de raça e gênero. Os danos à moradia, infraestrutura e mobilidade urbana atingem a população pobre que também tem o direito à moradia digna violado diariamente. Em Brumadinho, isso significa em sua maioria mulheres negras, que sofrem com a falta de creches e escolas, com os transportes escolar e coletivo precarizados, por exemplo.
Confira e baixe os materiais abaixo!
Acesse às sínteses em lista: