Na busca por participação, comunidades debatem conselhos locais do Anexo I.1, lutam pela manutenção do PTR e aguardam inícios dos projetos em comunidades tradicionais

A importância dos povos originários do Brasil

Os povos indígenas do Brasil são importantíssimos para a formação da identidade cultural e histórica do país. São fundamentais na preservação de conhecimentos valiosos sobre a biodiversidade, medicina, práticas sustentáveis, essenciais para a conservação da vida, da água, do meio ambiente. Suas tradições, línguas e modos de vida enriquecem a diversidade cultural brasileira, oferecendo uma perspectiva única sobre a relação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.

Comunidade indígena da Aldeia Naô Xohã Paraopeba – Foto: Felipe Cunha | Aedas

O mês de abril nos convida a refletir sobre a importância de valorizar e respeitar todas as culturas e histórias que originam a Nação Brasileira. Reconhecer e celebrar os povos originários é um passo crucial para construir um país mais justo, inclusivo e consciente de sua rica herança cultural.

Nesta edição do Jornal Vozes do Paraopeba, compartilhamos as histórias e a ancestralidade da Comunidade Indígena Aranã. Que a justiça um dia saiba ouvir, com respeito, o que a terra e os territórios indígenas gritam há séculos.

Também são destaques desta edição a governança para os Projetos de Demandas das Comunidades, a reinvindicação pela continuidade do PTR e o acompanhamento dos projetos de fortalecimento de políticas públicas em comunidades tradicionais das Regiões 1 e 2.

Boa Leitura!

Nesta edição você também vai encontrar

📰 VOZES DA GENTE: Atingidos compartilham opiniões sobre o PTR e a Reparação Socioambiental

📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS: Raízes dos Aranã: Onde a Terra Grita e a Memória Floresce

📰 INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS: Povos Tradicionais participam de formação em Direitos Humanos e Patrimônio Cultural

📰 GIRO DE NOTÍCIAS: Agentes multiplicadores debatem participação e controle social

Confira abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba

Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou à mobilizadora que acompanha sua comunidade

Contracapa


Este Jornal é produzido com recursos provenientes do acordo de reparação. Honramos a memória das 272 joias ceifadas no rompimento da barragem da Vale S.A em Brumadinho, ocorrido em Janeiro de 2019

Equipe de comunicação Aedas Paraopeba: Aleff Rodrigues (designer), Diego Cota, Douglas Andrade, Elaine Bezerra (coordenação), Felipe Cunha, Isis de Oliveira, João Paulo Dias, Julia Rocha (designer), Júlia Rohden, Lucas Jerônimo,Valmir Macêdo (gestor operacional), Wagner Túlio Paulino (designer)