Ato reuniu mais de 350 pessoas na Praça da Saudade com um pedal simbólico em memória as vítimas do rompimento da barragem da Vale, ocorrido em 25 de janeiro de 2019 em Brumadinho.

Letreiro na entrada da cidade em memória as 272 joias vítimas do rompimento. Foto: Isis de Oliveira – Aedas
No último domingo, dia 19 de janeiro, Brumadinho viveu um momento de profunda reflexão e emoção com a realização da 3ª edição do Memory Day, promovido pela Avabrum. O evento marcou o início das ações em memória das 272 joias vítimas do rompimento da barragem da Vale e em busca de justiça, que neste ano tem como tema “Memórias do Irreparável: 6 Anos do Rompimento em Brumadinho“.
Familiares das vítimas fatais e a comunidade local participaram ativamente da pedalada, todos unidos para prestar uma homenagem aos entes queridos e a conscientização pela não repetição da tragédia. Durante o evento, cada ciclista carregava uma plaquinha com o nome de uma das 272 joias, garantindo que suas memórias não fossem apagadas.
Para Juliana de Fátima, irmã de Joyce Ana de Fátima, vítima fatal do rompimento, o evento é muito importante para não cair no esquecimento. “Dinheiro nenhum paga a vida de ninguém. Nenhum centavo paga. A gente queria que eles estivessem com a gente aqui hoje, que fosse um de alegria, mas infelizmente é um momento de muita dor”.
Homenagem às joias
Ao final da atividade, foram entregues medalhas aos participantes, como forma de reconhecer a importância da luta pela memória e justiça. O evento também contou com grande comoção dos familiares, e muitas pessoas se emocionaram ao lembrar dos que partiram.
Dona Maria Regina da Silva, mãe da joia Priscila da Silva e Presidente da Avabrum, alerta para que a memória não seja esquecida. “A Avabrum tem um trabalho desde o início, que é a memória, para não deixar que as pessoas esqueçam aquilo que aconteceu aqui, porque foram 272 pessoas mortas. As pessoas que estão aqui hoje são pessoas que têm conhecimento do que aconteceu e que são solidárias aos familiares de vítimas. E nós agradecemos muito a cada um do fundo do coração”, diz.
O Memory Day se consolidou como um marco de resistência e solidariedade, reafirmando o compromisso de Brumadinho com a memória das vítimas e com a busca por justiça. Em um ato de amor e lembrança, a cidade demonstrou que, apesar da dor, a luta por dignidade e por um futuro mais seguro e justo continua.
Saiba mais sobre a programação que acontecerá durante toda a semana aqui .












