Pessoas atingidas se manifestam contra a redução de valores do PTR anunciada pela FGV nesta terça-feira (12)
Aproximadamente 200 pessoas estiveram em frente ao escritório da FGV em Brumadinho e outras 150 em Betim

Aproximadamente 200 pessoas atingidas estiveram em frente ao escritório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Brumadinho na manhã desta terça-feira (12/11) para protestar contra a redução gradual do valor das parcelas do Programa de Transferência de Renda (PTR) que acontecerá a partir de março de 2025. Atingidos da Região 2 (que é composta pelos municípios de Betim, Mário Campos, Juatuba, São Joaquim de Bicas, Igarapé e Mateus Leme) também se manifestaram contra a medida em ato em Citrolândia (Betim) que reuniu por volta de 150 pessoas.
No ato em Betim, Josiane Ribeiro, moradora de São Joaquim de Bicas, reiterou a importância da manifestação. “Estamos aqui reivindicando para que o PTR não tenha diminuição. Ainda tem lama, o rio ainda está contaminado, e nós estamos em busca dos nossos direitos”, afirmou.
Já em Brumadinho, uma representante da FGV dialogou e respondeu questões das pessoas atingidas que se manifestavam na porta do escritório. No final do ato, as comunidades fizeram vários encaminhamentos que deverão ser direcionados aos órgãos competentes. Silas Fialho, morador do Parque da Cachoeira (Brumadinho), afirmou que as políticas conquistadas pelos atingidos preveem o direito ao auxílio emergencial que assegure a manutenção dos níveis de vida até que as pessoas alcancem condições equivalentes as anteriores ao desastre. “Estamos na luta pelo direito dos atingidos potencializando a PEAB [Política Estadual dos Atingidos por Barragens] e a PNAB [Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens]. Fizemos um ato importante e tenho certeza que novas batalhas e vitórias virão”, reforça.
Entenda as mudanças previstas
No dia 8 de novembro, a FGV divulgou um comunicado informando que em março de 2025 terá início a redução gradual do valor das parcelas do PTR. Essa redução já estava prevista no Edital de Chamamento Público, documento que rege as regras e critérios do PTR e foi determinada pelas Instituições de Justiça.
A partir de março de 2025, as pessoas que recebem o PTR irão começar a receber metade do valor das parcelas atuais. Dessa forma, os adultos que residem na Zona Quente e recebem o valor de um salário-mínimo, passarão a receber ½ (meio) salário-mínimo. Já os adultos que moram em outras comunidades e municípios fora da Zona Quente e recebem ½ (meio) salário-mínimo, passarão a receber ¼ (um quarto) do valor do salário-mínimo. As exceções são familiares de vítimas fatais, adolescentes e crianças que NÃO terão alterações nos valores de suas parcelas do PTR, ou seja, continuarão recebendo a mesma quantia que já recebem, mesmo após março de 2025.