Com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, a educação e os serviços socioassistenciais foram fortemente abalados nos municípios de Brumadinho (região 1), Betim, Igarapé, Juatuba, Mário Campos e São Joaquim de Bicas (região 2). Os danos causados pelo desastre na educação são temas de mais uma cartilha produzida pela Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (Aedas). O material também apresenta conceitos importantes sobre a assistência social.

A cartilha impulsiona a reflexão sobre o fato de que as emoções influenciam boa parte das interações entre os humanos. Sendo assim, um ambiente devastado, precarizado, com água contaminada, com dificuldades econômicas extremas, permeado por incertezas e dependência geram um nível de stress que influencia negativamente a capacidade de aprender coisas interessantes e novas. O direito econômico, a perda e interrupção de projetos de vida e dificuldade do acesso à informação, selam violações de direitos fundamentais à vida humana em comunidade.
Confira todos os tópicos abordados no material: EDUCAÇÃO
1 – Por que a educação é um direito essencial?
Danos referentes a educação
2 – Projeto de vida
2 – Acesso à informação é um direito
3 – Proteção a família é um direito fundamental
5 – Definições sobre Educação no Brasil
A importância da perspectiva de futuro
6 – O que você deseja?
10 – Documentos importantes para a Educação
ASSISTÊNCIA SOCIAL
11 – O que é a Política de Assistência Social, LOAS e SUAS?
14 – Algumas instituições, entidades, programas, projetos e benefícios
18 – Núcleo Familiar e a PNAS
20 – Termos da assistência Social para nos familiarizarmos
22 – Referências
A Aedas tem produzido uma série de cartilhas para as Rodas de Diálogo (RDs) temáticas. Os materiais trazem reflexões e sistematizações dos danos apresentados nos Grupos de Atingidas e Atingidos (GAAs). Neste momento, a proposta é que as pessoas atingidas tenham acesso às discussões feitas em GAAs dos quais não participaram e, a partir disso, possam apresentar suas convergências e divergências sobre o tema, validando quais as medidas emergenciais devem ser apresentadas ao Juiz para cada uma dessas áreas.
A RD sobre educação e serviços socioassistenciais acontece nesta quinta (1), às 18h30.
