Os novos critérios para recebimento do auxílio emergencial serão decididos no processo judicial. Todas as pessoas atingidas têm o direito de participar da construção de um documento que será entregue ao Judiciário para contribuir no processo de definição destes critérios.
O documento se chama Matriz de Medidas Reparatórias Emergenciais. A Aedas vai elaborar esse documento junto às pessoas atingidas, utilizando como instrumento de participação rodas de diálogos sobre o pagamento mensal emergencial.
A Aedas levará esta Matriz, que conta com a participação dos atingidos, às Instituições de Justiça, e estas, junto com todas as Assessorias, buscarão estabelecer os novos critérios a partir da demanda com as comunidades. Importante lembrar que a palavra final quem dará é o Juiz.