Confira as principais informações que envolvem a Reparação de Danos nas Regiões 1 e 2 da Bacia do Rio Paraopeba

Entidade Gestora iniciou o diálogo para construção da proposta definitiva do Anexo I.1

A primeira atividade com as comunidades atingidas aconteceu em Brumadinho, no último sábado (09/03). Ao longo dos 90 dias destinados para a definição da proposta para gestão dos recursos serão realizados encontros nas cinco regiões atingidas da Bacia do Paraopeba.

Durante a semana, a Entidade Gestora promoveu encontros presenciais com PCTs da R1 e virtual com o PCTRAMA, da R2. Amanhã (16/03) é a vez de dialogar com Comissões, Lideranças e Agentes Multiplicadores da Região 2, em Betim, e dos Quilombos, em Brumadinho.

Saiba como foi o encontro em Brumadinho.

Lideranças atingidas da Região 2 receberam devolutivas do MPMG, em Juatuba

As lideranças se reuniram na terça-feira (05/03) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em uma reunião pública. No encontro, os atingidos receberam respostas para as questões que foram feitas durante uma visita da instituição na região, em novembro.

Foram feitas devolutivas referentes à questão hídrica e de saúde específicas das regiões atingidas, informações dos encaminhamentos dados sobre os danos das enchentes na Região 2, a situação do Aterro do Citrolândia e as possibilidades de promover a transparência nas ações da Reparação Socioambiental.

Confira detalhes da reunião pública.

Audiência Pública em Betim debateu o Anexo I.3 do Acordo Judicial

Após mobilização das pessoas atingidas, a Câmara Municipal de Betim promoveu a audiência na quinta-feira (07/03), que discutiu os desdobramentos da CPI da Lama e dos projetos do Anexo I.3 para o município. A audiência foi convocada pelo vereador Professor Wellington e abordou sobre os recursos e a transparência nos projetos.

A Aedas esteve presente e compôs a mesa de discussão. Participaram atingidos das comunidades da região do Citrolândia e Charneca.

Assembleia popular debateu identidade quilombola da Comunidade Sanhudo, no Tejuco

Moradores atingidos da comunidade participaram de uma assembleia geral, na quarta-feira (06/03). O encontro ocorreu na sala paroquial ao lado da igreja matriz e teve o objetivo de debater aspectos relacionados à identidade quilombola da Comunidade Sanhudo, que em janeiro foi certificado pela Fundação Cultural Palmares.

TRF-6 concedeu habeas corpus para ex-presidente da Vale

Para finalizar nosso Boletim, uma notícia que causa indignação e revolta em todas aquelas pessoas, especialmente familiares de vítimas fatais, que lutam pela justiça em Brumadinho e na Bacia do Rio Paraopeba. O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) aceitou o pedido de habeas corpus do ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman.

A decisão foi unânime e seguiu o entendimento expressado pelo relator Flávio Boson Gambogi. Os desembargadores interpretaram que não há “indícios mínimos de conduta criminosa” no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, que matou 272 pessoas. Fábio ocupava a posição de presidente da Vale na época do desastre-crime cometido pela mineradora.

Com isso, ele deixa de responder ao processo criminal, que tem outros quinze réus que vão responder pelas acusações de homicídio doloso qualificado e crimes ambientais.

Esse boletim é uma produção da equipe de comunicação da Aedas Paraopeba.