O evento organizado pela AVABRUM foi uma das atividades dos 5 anos do rompimento

“Carreata por Justiça” em Brumadinho / Foto: Lucas Jerônimo

Centenas de pessoas participaram nesta quinta-feira (24) da Carreata Por Justiça, em Brumadinho. A manifestação se concentrou em frente ao Cemitério Parque das Rosas, onde muitas vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale foram sepultadas, e percorreu ruas da cidade.

Em um caminhão de som, à frente na carreata, lideranças da Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos (AVABRUM), entidade que organizou o evento, denunciaram a impunidade dos responsáveis pelo desastre crime, as manobras da Vale S/A e pediram urgência nas respostas da Justiça.


A presidente da AVABRUM, Andresa Aparecida Rocha, reafirmou a indignação pelos cinco anos já passados sem que os direitos das famílias sejam devidamente garantidos. “Até quando essa empresa [Vale] vai seguir mentindo e tentando enganar a todos? Se estamos aqui, é porque fomos obrigados por um crime.

Vamos até o fim, até quando os culpados paguem por isso”, disse. Os carros participantes da carreata foram ornamentados com balões vermelhos e cartazes fazendo menção às Joias. As famílias também levaram fotos, camisetas e flores para homenagearem suas Joias. Durante o trajeto, a carreata foi saudada por muitos moradores que saíram nos portões das casas em sinal de solidariedade.

Após percorrido o trajeto, a carreata se encerrou na Praça das Joias em um ato de orações, seguido de uma noite de louvor com o Coral Black To Black.

Texto e fotos: Lucas Jerônimo