Vozes do Paraopeba – 26ª edição: Há 5 anos, pessoas atingidas aguardam reparação
Aedas traz um panorama das esferas da reparação sobre o desastre-crime, que completa 5 anos no dia 25 de janeiro deste ano

Editorial: Não Vale Enganação! Cinco anos de violação
Há 5 anos a realidade nos territórios atingidos pelo rompimento da barragem da Vale S.A, em Brumadinho, é dolorosa.
Desde o dia 25 de janeiro de 2019, onde 272 vidas foram ceifadas, uma pergunta ainda ecoa nos territórios atingidos “onde está a reparação integral?”
Nas propagandas milionárias de TV e rádio em horário nobre, nos grandes veículos de comunicação, nas páginas de destaque veiculadas em jornais, nos folhetos colocados debaixo da porta das casas, a empresa poluidora pagadora propaga uma imagem que não condiz com a realidade das pessoas e vidas atingidas, agredindo, violando e revitimizando quem há 5 anos luta por justiça e pela reparação. Enquanto isso, lidam com a imensa quantidade e complexidade de danos continuados e causados pelo rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho.
Insegurança hídrica e falta de água em comunidades antes abastecidas pelo Rio Paraopeba, doenças diversas associadas à contaminação do meio ambiente, doenças respiratórias surgidas pela poeira advinda da movimentação intensa de veículos pesados, que também causam rachaduras e trincas nas casas, perda de renda, das plantações, do próprio Rio, do lazer, da cultura, dos modos de vida tradicional, o aumento da violência em todos os âmbitos, além da grave situação da saúde mental das pessoas atingidas que convivem com essa dura realidade.
Importantes conquistas foram sim alcançadas, todas fruto de muita luta do povo atingido, que segue mobilizado pela vida que deveria existir como nas propagandas.
São tantos os estragos deixados, mas quem esconde? Quem mostra? Quem vê?
As pessoas atingidas vão às ruas, às audiências, às reuniões ainda em busca de serem ouvidas, de participação e centralidade nos processos de reparação, isso você viu quantas vezes na TV?
Contracapa

Arte: Wagner T. Paulino | Aedas
Nesta edição você vai encontrar
📰 VOZES DA GENTE: Mulheres atingidas das Regiões 1 e 2 falam sobre a espera no processo de Reparação Integral.
📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS: Malvina Firmino, do Tejuco, relembra a vida e a perda de seu filho Peterson.
📰 MEMÓRIA: Comissão reúne familiares em busca das três joias ainda não encontradas.
📰 POR ONDE ANDA A REPARAÇÃO?: Aedas traz um panorama das esferas da reparação sobre o desastre-crime, que completa 5 anos neste janeiro.
📰 ENTREVISTA: Dona Regina, da AVABRUM, fala sobre a luta incansável por justiça às joias perdidas.
📰 PROGRAMAÇÃO 5 ANOS DO ROMPIMENTO: Semana do 25 de janeiro é marcada por agenda de luta e memória.
Veja abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.
PROGRAMAÇÃO QUE MARCA OS 5 ANOS DO ROMPIMENTO EM BRUMADINHO
