No dia 19 de dezembro de 2022, a Aedas, a pedido das Comissões de atingidos e atingidas das regiões 1 e 2, enviou um ofício à Fundação Getúlio Vargas (FGV) com alguns pedidos, entre eles, esclarecimentos sobre a decisão de adiantamento da parcela de janeiro/23 para dezembro/22 e a manutenção do pagamento de janeiro, mesmo após o adiantamento da parcela. 

Nesta segunda-feira, 16 de janeiro de 2023, a FGV emitiu resposta a esse ofício, alegando que a decisão de adiantamento da parcela de janeiro/23 para dezembro/22 foi tomada por iniciativa e consenso das Instituições de Justiça (IJ’s) que acompanham o caso. Entretanto, até o momento não houve resposta quanto à realização do pagamento no presente mês (janeiro/23). 

Nesse mesmo documento, a FGV reforçou o compromisso assumido em reunião realizada com as ATIs no dia 10/01/23, de trabalhar para a melhoria do fluxo de comunicação entre a Fundação e as Assessorias, com estabelecimento e cumprimento de prazos para dar respostas céleres às solicitações feitas pelas populações atingidas em relação ao Programa de Transferência de Renda (PTR). 

Clique aqui e confira a resposta completa da FGV.

ADIANTAMENTO DE DUAS PARCELAS?

Nos últimos dias tem circulado em diversos grupos de WhatsApp, vídeos e matérias com a informação de que a FGV realizaria o adiantamento de duas parcelas do Programa de Transferência Renda, em janeiro de 2023. A Aedas informa que essas notícias são de janeiro de 2022, quando houve o adiantamento das parcelas por conta das enchentes ocorridas naquele período, decorrentes das fortes chuvas. Até o momento, não há nenhuma decisão ou informação oficial de adiantamentos das parcelas do PTR para este ano. 

Ressaltamos que as informações relativas ao PTR são feitas pelos canais oficiais da FGV e, assim que tivermos acesso a qualquer atualização no pagamento, compartilharemos em nossas redes.