Seis anos após o rompimento, famílias seguem na luta por justiça e memória

A ESPERANÇA QUE ALIMENTA A LUTA POR JUSTIÇA

Desde o dia 25 de janeiro de 2019, a vida nos territórios de 27 municípios da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias nunca mais foi a mesma. 272 vidas ceifadas imediatamente. Muitos quilômetros de destruição, medo, desespero. Há 6 anos, a força da vida ainda insiste e resiste nos territórios atingidos, ecoando vozes de indignação. Há 6 anos, iniciou-se a busca por justiça, memória e reparação.

É por essa força, e por buscar e acreditar na transformação que vem pela vida das pessoas atingidas, pelos laços entre elas, pelo sagrado e por um mundo mais justo e digno, é que chegamos até aqui! É pelas 272 joias que se foram naquele instante, mas que também são parte dessa luta por justiça e memória na caminhada dos que ficaram com um vazio profundamente silencioso dentro de si que, mesmo ecoando indignação, permanece a incidência da ausência e dor.

Segurando e erguendo cartazes com os nomes das 272 joias, familiares e amigos prestaram homenagem no sexto ano do desastre-crime | Foto: Felipe Cunha – Aedas

O mês de janeiro é um mês de memória

Esse ano estamos lembrando que, mesmo diante de tantas violações, de tantas consequências desastrosas, de tantos danos irreparáveis, a vida pulsa em cada coração que bate, que sente e que sonha com justiça. Que sonha e busca a retomada da segurança, dos laços comunitários, das festas, dos rituais, do riso, do descanso, da vida digna, farta, próspera. A busca por um viver saudável, em um ambiente equilibrado.

A Aedas se solidariza cotidianamente com a dor e com a luta das pessoas atingidas, buscando atuar para que nenhum direito seja mais violado, para que os territórios sejam livres e respeitados.

Para que a vida prevaleça. Por nenhum direito a menos!

Boa Leitura!

Nesta edição você também vai encontrar

📰 VOZES DA GENTE: Após 6 anos do rompimento, atingidas falam sobre o andamento da reparação.

📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS: Maria Regina e Anastácia compartilham suas trajetórias de luto e luta por suas joias.

📰 CAMINHOS PARA 2025:Balanço aponta governança Popular no Anexo I.1 e luta pela garantia do PTR.

📰 INDENIZAÇÕES E SAÚDE: Mobilizações cobram efetividade de estudos de risco e garantem andamento da liquidação.

Confira abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba

Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou à mobilizadora que acompanha sua comunidade

Contracapa

Pessoas atingidas reagem a uma das campanhas publicitárias da Vale. Veja na playlist abaixo:

Este Jornal é produzido com recursos provenientes do acordo de reparação. Honramos a memória das 272 joias ceifadas no rompimento da barragem da Vale S.A em Brumadinho, ocorrido em Janeiro de 2019.

Equipe de comunicação Aedas Paraopeba: Aleff Rodrigues (designer), Diego Cota, Douglas Andrade, Elaine Bezerra (coordenação), Felipe Cunha, Isis de Oliveira, João Paulo Dias, Júlia Rocha (designer), Júlia Rohden, Lucas Jerônimo,Valmir Macêdo (gestor operacional), Wagner Túlio Paulino (designer)


Veja Também:

Vídeo do dia 25 de janeiro de 2025

Matéria do dia 25 de janeiro de 2025