Vozes do Paraopeba – 33ª edição: Reparação Socioambiental só com Participação Informada
Direito à ATI, processo judicial, retomada dos festejos, vigilância popular em saúde e reparação socioambiental são as pautas desta edição

Editorial: Reparação Socioambiental é uma prioridade para as pessoas atingidas
Dentro das prioridades estabelecidas pelo Termo de Compromisso assinado pelas Instituições de Justiça e Assessorias, em julho de 2023, constam os anexos I.1, I.3 e I.4. O Anexo II que versa sobre a Reparação Socioambiental não entrou nas prioridades do Termo.
Apesar de não ser prioridade dentro do Termo de Compromisso, a Reparação Socioambiental é prioridade na vida das pessoas atingidas nos territórios assessorados pela Aedas, pois sua concretização impacta diretamente na saúde, no lazer, na renda e na moradia das/dos atingidos/ das. Impacta, ainda, os próprios anexos prioritários, uma vez que o entendimento sobre as condições socioambientais dos territórios pode interferir na execução de projetos priorizados nos anexos I.3 e I.4 ou dos pretendidos dentro do anexo I.1.
O rompimento da barragem da Vale S.A. em Brumadinho trata-se de um desastre-crime estritamente socioambiental, tendo características de Zonas de Sacrifício e Racismo Ambiental, uma vez que a maioria da população da Região 1 e da Região 2, assessoradas pela Aedas, são de pessoas com baixo acesso as esferas de poder e serviços públicos ou privados empobrecidas e que, refletindo a realidade do povo brasileiro, é racialmente caracterizada com a maioria da população negra (as regiões atingidas geralmente apresentam percentual demográfico acima da média nacional para esse marcador).
Isso, por si só, demonstra a necessidade de se considerar, para a reparação Socioambiental, critérios de risco adicional e vulnerabilidade social para a construção do Plano de Reparação o que não vem sendo considerado atualmente, já que não tem havido a participação das pessoas atingidas para pleitear e pautar suas demandas e necessidades específicas.
Boa leitura!
19 de agosto | Dia Mundial da Fotografia (veja na pg 4)

Nesta edição você vai encontrar
📰 VOZES DA GENTE (pg 3): Pessoas atingidas destacam a importância das ações para garantir o direito à saúde
📰 PROCESSO JUDICIAL (pg 5): Relator vota contra recurso da Vale que tenta limitar a atuação das ATIs
📰 ENTREVISTA (pgs 8 e 9): Darliane Soares explica o papel das ATIs nas ações de reparação
📰 FESTEJOS (pg 10): Comunidades de Brumadinho retomam festas populares para fortalecer laços comunitários
📰 GIRO DE NOTÍCIAS (pg 11): AVABRUM lança livro em homenagem às 272 vítimas do rompimento em Brumadinho
Confira abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou à mobilizadora que acompanha sua comunidade.
Contracapa da edição de agosto:

Este Jornal é produzido com recursos provenientes do acordo de reparação. Honramos a memória das 272 joias ceifadas no rompimento da barragem da Vale S.A em Brumadinho, ocorrido em Janeiro de 2019
Equipe de comunicação Aedas Paraopeba: Aleff Rodrigues (designer), Diego Cota, Douglas Andrade, Elaine Bezerra (coordenação), Felipe Cunha, Isis de Oliveira, João Paulo Dias, Júlia Rocha (designer), Júlia Rohden, Lucas Jerônimo, Valmir Macêdo (gestor operacional), Wagner Túlio Paulino (designer)