Vozes do Paraopeba – 31ª edição: Participação, um marco na luta pela reparação
O Encontro Inter-Regional da Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias representou um passo importante na construção do Anexo I.1

Editorial: A Reparação que a gente quer!
Reparação Integral e justa é um horizonte, um sonho, um projeto que tem movido a vida de muita gente na Bacia do Paraopeba e Represa de Três Marias desde o rompimento da Barragem da Vale em Brumadinho. Já se vão mais de 5 anos em que as pessoas atingidas se organizam para lutar por justiça e exigir a participação em tudo, especialmente no Anexo I.1, voltado para as demandas das comunidades, único anexo do acordo que prevê a participação das pessoas atingidas nas decisões. Foi o que aconteceu nos dias 08 e 09 de junho no Encontro Inter-Regional da Bacia.
Após 3 meses de debates, construções nos momentos regionais, o Encontro demonstrou uma enorme capacidade das pessoas atingidas de construírem leituras, percepções e consensos dentro da diversidade que compõe uma coletividade atingida. Nesse período, houve espaços específicos para Povos e Comunidades Tradicionais, familiares de vítimas fatais e Zona Quente.

Atingidos e atingidas no auditório da plenária do Encontro Inter-Regional | Foto: Felipe Cunha – Aedas
A maioria das propostas apresentadas pela Entidade Gestora para serem votadas foram aprovadas por unanimidade, após ricas discussões e contribuições que ajustavam e melhoravam as formulações a mais de 200 mãos, demonstrando capacidade de unidade e construção coletiva, resultado de todas as construções, formações, espaços participativos construídos pela Entidade Gestora com o apoio das Assessorias Técnicas.
Os dissensos também foram apresentados e discutidos pelas pessoas atingidas das Regiões 1 e 2 com a maturidade e seriedade que pede o momento e os temas que expressam verdadeiras divergências no que diz respeito aos critérios de participação e a observância das especificidades de cada região. O tema da paridade foi o único que não alcançou o número mínimo de votos para a aprovação e, segundo as normas definidas pelas Instituições de Justiça, será por elas definido.
Assim, o Encontro Inter-Regional da Bacia conclui um ciclo onde as pessoas atingidas, apoiadas por suas respectivas Assessorias Técnicas, construíram e aprovaram junto com a entidade gestora as resoluções da proposta definitiva do Anexo I.1. E um novo ciclo se abre para possibilidade da realização dos Projetos e Demandas das Comunidades, com a real participação das pessoas atingidas, como promete o Anexo I.1.
Boa leitura!
Contracapa

Página 12 desta edição 31 celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente – Arte: Júlia Rocha | Aedas
Nesta edição você vai encontrar
📰 VOZES DA GENTE (pg 3): Veja como as lideranças das Regiões 1 e 2 avaliaram o Encontro da Bacia
📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS (pg 4): Maria Santana, de São Joaquim de Bicas, fala sobre a importância do Meio Ambiente
📰 CIRANDA NO ENCONTRO (pg 5): Participação no Encontro da Bacia e na discussão das prioridades para o Anexo I.1
📰 ENTREVISTA (pgs 8 e 9): Anna Crystina, coordenadora geral do Anexo I.1, faz balanço do Encontro Inter-Regional
📰 POVOS TRADICIONAIS (pg 10): Lideranças discutiram e aprovaram resoluções específicas para a proposta definitiva
📰 GIRO DE NOTÍCIAS (pg 11): Revista AVABRUM, Liquidação Coletiva, Estudo de Avaliação de Risco à Saúde, Dia do orgulho LGBTQIA+
Veja abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.
Equipe de comunicação Aedas Paraopeba: Aleff Rodrigues, Diego Cota, Elaine Bezerra (coordenação), Felipe Cunha, Lucas Jerônimo, João Paulo Dias, Júlia Rocha, Valmir Macêdo (gestor operacional), Wagner Túlio Paulino