DIREITOS. Combate ao racismo, dia do trabalhador e da trabalhadora, e Aedas no Paraopeba

Esta edição do Vozes do Paraopeba tem um significado ainda mais especial porque há 5 anos a Aedas foi escolhida como Assessoria Técnica Independente das Regiões 1 e 2 da bacia do Paraopeba. Esse marco na luta da população atingida é potencializado por duas datas também importantes: o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora e o dia 13 de maio.

Há 136 anos, no dia 13 de maio, o trabalho escravo foi, legal e institucionalmente, abolido do Brasil. Embora não seja isso que encontramos na narrativa histórica oficial, este processo, assim como muitos outros, não foi uma concessão da monarquia portuguesa, mas fruto da luta do povo negro, que continua em resistência desde então.

A abolição não veio acompanhada de nenhuma medida reparatória, e as famílias que foram cruelmente sequestradas e escravizadas naquela época ficaram desamparadas social e economicamente. O resultado disso é uma sociedade extremamente desigual, marcada pela escravidão, nos aspectos da vida social e política do povo brasileiro. As pessoas autodeclaradas negras são maioria entre a população atingida nas regiões 1 e 2 e tem seus danos agravados em razão do racismo ambiental.

Ainda sabemos que são nesses territórios majoritariamente negros e, muitas vezes, de Povos e Comunidades Tradicionais, que a mineração intensifica suas atividades, aprofundando as violações de direitos, inclusive aquelas relacionadas a seus modos de vida.

Neste mês de maio, as pessoas atingidas estiveram organizadas para debaterem a proposta definitiva do Anexo I.1, durante o Momento 4 com a Entidade Gestora. Realizamos momentos preparatórios, na Região 1 e 2 e com Povos e Comunidades Tradicionais. Nesta edição, falaremos também sobre o Procedimento Específico e Titulação Coletiva de terras para Povos e Comunidades Tradicionais.

A luta por direitos segue sendo uma necessidade diária para as pessoas que vivem, resistem em busca de territórios livres de exploração. Esta edição reúne experiências coletivas históricas e a luta cotidiana da população atingida por uma reparação integral e justa. Boa leitura!

Página 12 desta edição 30 trata dos danos ao trabalho.

Nesta edição você vai encontrar

📰 VOZES DA GENTE: Participação na discussão das prioridades para o Anexo I.1 e da Liquidação Coletiva

📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS: Conheça Ricardo Nery, do Quilombo do Gunga em Piedade do Paraopeba, Brumadinho

📰 ANEXO I.1: Última rodada regional de construção da Proposta Definitiva para os Projetos de Demandas das Comunidades

📰 LIQUIDAÇÃO COLETIVA: IJ’s apresentam metodologia para levantamento dos danos

Veja abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba:

Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.