Vozes do Paraopeba – 29ª edição: Construção do Anexo I.1 do Acordo de Reparação
Confira o balanço dos primeiros momentos da Entidade Gestora do Anexo I.1 com as comunidades atingidas

Editorial: Projetos das comunidades com participação efetiva
Após mais de 3 anos da assinatura do Acordo Judicial de Reparação Integral, percorremos um longo caminho com a população atingida na busca por direitos e na luta pela implementação das medidas reparatórias, cabendo ao Acordo aquelas que são de caráter coletivo.
Nesse período, realizamos diversos espaços participativos e, muitos deles, para debater a Governança Popular do Anexo I.1 e os caminhos para se chegar à reparação por meio dos projetos comunitários e linhas de crédito e microcrédito.
Todo esse processo de diálogo e construção popular vem sendo a base para a concretização de medidas que devem buscar a reconstrução dos modos de vida das comunidades atingidas pelo desastre-crime da mineradora Vale S.A., em Brumadinho.
Com o início da construção participativa junto à Entidade Gestora do Anexo I.1, iniciado em 4 de março de 2024, seguimos ainda mais confiantes no processo histórico de organização das comunidades atingidas em torno da luta pela garantia de seus direitos, pela reparação, pela não repetição, pelo desenvolvimento, por seus sonhos, por uma vida mais digna e por um mundo mais justo!


Esq: Momento 1 com Entidade Gestora e atingidos em Brumadinho | Dir: Momento 1 da Entidade Gestora com atingidas da Região 2
Temos acompanhado importantes decisões judiciais em favor do povo atingido. A exemplo da decisão do juiz Murilo Silvio de Abreu que reconheceu que algumas regiões atingidas ainda enfrentam problemas no acesso à água e determinou que a Vale apresentasse informações sobre o fornecimento.
Em abril também foi convocada pelo juiz Murilo Silvio a audiência para discussão inicial sobre a metodologia da Liquidação Coletiva, que deve ocorrer no início do mês de maio. Uma outra decisão importante, também dada pelo juiz Murilo Silvio, foi a aprovação dos Planos de Trabalho das Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) para atividades que estão fora do escopo do Acordo Judicial, mas que são demandas das comunidades atingidas.
Desejamos uma boa leitura!
Contracapa

Arte: Wagner T. Paulino | Aedas
Nesta edição você vai encontrar
📰 VOZES DA GENTE: Anexo I.1 e as particularidades dos Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores.
📰 HISTÓRIAS ATINGIDAS: Jornada da atingida Adriana Cristina pelos direitos socioambientais em Citrolândia, Betim.
📰 ENTREVISTA: Entidade Gestora do Anexo I.1 fala sobre balanço e perspectivas após os 90 dias.
📰 PCTs: Vandeco, do Quilombo Sanhudo, no Tejuco, em Brumadinho, conta sobre raízes na comunidade.
Veja abaixo a edição completa do Jornal Vozes do Paraopeba:
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.