Vozes do Paraopeba – 21ª edição: Projetos de Demandas das Comunidades – Entidade Gestora do Anexo I.1 é homologada pelo Juiz
Esta edição especial e ilustrada do Jornal traz um resgate da construção, os entendimentos sobre o Anexo I.1 e como as pessoas atingidas são e devem ser protagonistas nesse anexo do Acordo

Editorial: Olá, atingidos e atingidas!
Muita coisa se passou desde a assinatura do Acordo Judicial em fevereiro de 2021 entre a Vale S.A, Instituições de Justiça e o Estado de Minas Gerais.
Nesse Acordo temos os Projetos de Demandas das Comunidades, previstos no Anexo I.1, que ainda está em construção. Essa construção é importante e necessária, pois é nesse Anexo do Acordo que está previsto de forma expressa a participação das pessoas atingidas para decidirem como a reparação será feita.
No último dia 23, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, Murilo Silva de Abreu, decidiu pela homologação da Entidade Gestora escolhida pelas Instituições de Justiça.
A vencedora foi a parceria formada pelas candidatas Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais; Associação Nacional dos Atingidos por Barragens – ANAB; Instituto Conexões Sustentáveis – ConexSus e Instituto E-dinheiro Brasil.
Esse é um fato importante pois, com a homologação da Entidade Gestora, o Anexo I.1 caminhará para uma fase de definições que vão permitir o início da gestão dos recursos e a realização dos projetos comunitários e linhas de crédito e microcrédito.
Esta edição especial do jornal Vozes do Paraopeba foi construída para fazermos um resgate do que já consolidamos e conquistamos até agora para o Anexo I.1.
É um material para resgatarmos a construção e os entendimentos sobre essa parte da reparação que deve ser feita pelo Acordo e como as pessoas atingidas são e devem ser protagonistas nesse processo, debatendo o que é Governança Popular, o que é a Entidade Gestora, a diferença entre projetos comunitários e linhas de crédito e microcrédito, a importância de microcrédito, a importância de garantir a participação da diversidade da população atingida, principalmente considerando os grupos vulnerabilizados e suas especificidades, entre outros temas importantes.
Também servirá como material de constante consulta, para que possamos, sempre que necessário, relembrarmos o caminho que as pessoas atingidas, junto às Assessorias Técnicas Independentes, construíram e seguem construindo para que seja um processo transparente, democrático e sobretudo justo.
Convidamos todas e todos para lerem esta edição especial, intituladas “Projetos demandas das comunidades – Entidade Gestora do Anexo I.1 é homologada pelo juiz“, que trata de um tema muito central para a população atingida e reafirma que o debate que está perto de nós, é coletivo e vivo.
É um material também em memória das 272 joias, vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho e aos seus familiares.
Pelo direito a não repetição!
Sigamos na construção, boa leitura!

Nesta edição especial ilustrada você vai encontrar:
📰 Capítulo 1 – Qual a importância dos “Projetos de demandas das comunidades”, disposto no Anexo I.1 no Acordo Judicial.
📰 Capítulo 2 – Como as pessoas atingidas decidem sobre os projetos de demandas das comunidades – Anexo I.1?
📰 Capítulo 3 – O que construímos até agora?
📰 Capítulo 4 – O que precisamos fazer a partir de agora?
Veja abaixo a edição completa especial e ilustrada do Jornal Vozes do Paraopeba
Você também pode solicitar uma versão impressa ao mobilizador ou mobilizadora que acompanha sua comunidade.