


Vinte de Novembro! Data importante para rememorar Zumbi dos Palmares e os quilombos como símbolo de lutas bem como reforçar a importância da valorização das identidades afro-brasileiras e a defesa de direitos coletivos. Essa reflexão torna-se ainda mais significativa em regiões compostas por comunidades atingidas por barragens e que têm grupos que lutam por reconhecimento como comunidades tradicionais.
Vinte de Novembro! Data importante que reforça a importância das reflexões e ações em espaços onde as dimensões étnicas, territoriais e culturais se entrecruzam de forma intensa, onde se estabelece fundamentos de identidade, memória, espiritualidade e organização comunitária.
Vinte de Novembro! Data importante que nos chama a olhar para história, para o presente e o futuro, dialogando diretamente com as lutas atuais pela permanência e proteção dos territórios e da cultura do povo preto. Lutas que guardam paralelos com a história dos quilombos enquanto espaços de autonomia e enfrentamento às violações de direitos.
Vinte de Novembro em Itatiaiuçu! Data importante para celebrar a construção de um território rico em cultura, tradição, resistência e luta. Um território que busca resgatar os modos de vida (perdido com o acionamento do PAEBM) retomar atividades festivas, como a festa de reis, o congado, a pesca no rio, a festa junina, o futebol dos amigos.
“O Dia da Consciência Negra é uma data importante para refletirmos sobre a igualdade da comunidade negra no país. Também manter viva em nossa memória a luta dos antepassados para garantir, nos dias de hoje, direitos que foram adquiridos com muita luta, garra e perseverança. Assim, com consciência e reflexão podermos continuar a construir nossa sociedade garantindo o bem-estar e o convívio social para todos. E para nós, de Itatiaiuçu, é muito importante manter viva as tradições que foram cultivadas numa época que tudo era difícil: o nosso Congado, folia de Reis a culinária as músicas entre outros”, expressou o atingido da comunidade de Vieiras, Roberto César da Silva.
Vinte de Novembro! Dia de fortalecer e reivindicar a justiça social, dignidade e reconhecimento, reafirmando a importância da luta antirracista, valorizando a cultura, a ancestralidade e conhecimento tradicional.





