Comissão de Atingidos(as) conhece a auditoria finalística e financeira contratada para auditar a execução das medidas de reparação coletiva

Mais um passo para a efetivação da reparação coletiva. Na terça-feira, 27 de janeiro, representantes da auditoria EBP Brasil foram apresentados para a Comissão de Atingidos(as) e para a Aedas. A EBP é uma empresa internacional, com atuação global na área de consultoria e engenharia ambiental, e que irá auditar questões técnicas, legais e financeiras que envolvem a execução das medidas de reparação.  

É importante lembrar que o trabalho realizado pela auditoria finalística e financeira da EBP Brasil está previsto no Segundo Termo de Acordo Complementar (TAC 2) e suas ações devem seguir o que está estabelecido no acordo assinado em maio de 2025. Neste sentido, vale destacar que é a EBP Brasil quem vai verificar se a execução das medidas está de acordo com o planejado, além de analisar a qualidade e adequação técnica dos projetos; emitir pareceres e relatórios; acompanhar o cumprimento de prazos e os recursos financeiros; verificar se a aplicação dos valores está correta; controlar a movimentação das contas bancárias da reparação coletiva, dentre outras coisas. 

Durante a reunião, representantes da Comissão lembraram a luta das comunidades atingidas para conseguir os valores para implementação das medidas do TAC 2. “Foram muitos anos de luta, as comunidades estão unidas e queremos ver a reparação coletiva acontecendo. A reunião foi proveitosa, vamos ter mais transparência na reparação. Vamos auditar todas as contas, inclusive da prestação mensal. A Comissão ansiava pela chegada da auditoria e agora é realidade, temos uma empresa para fazer todo este serviço e vamos ter claridade para poder apresentar contas e valores reais para as comunidades. Agora estamos ansiosos para a chegada da EGI que esperamos que seja breve. Juntos somos mais fortes para efetivação das medidas do TAC 2”, explicou a atingida e representante da Comissão, Luzia Soares.  

De acordo com a EBP Brasil, o contrato com a ArcelorMittal foi formalizado em dezembro de 2025 e, no momento, estão na etapa de planejamento inicial do projeto. A auditora afirmou que está fazendo reuniões com todas as partes envolvidas na reparação para dialogar e entender os anseios e expectativas em relação ao trabalho que deve ser realizado.  

A auditoria finalística e financeira da EBP contou que já realizou reuniões com a Prefeitura de Itatiaiuçu e ArcelorMittal e nas próximas semanas deverá dialogar com a Fundação Getúlio Vargas (FVG), que é a Secretaria da Reparação. A EBP Brasil ainda informou que em março irá se reunir com os Ministérios Públicos e que a previsão para finalizar a etapa de planejamento é abril.